O Flamengo voltou com tudo após a conquista da Liga das Américas. Jogando em casa, no Tijuca Tênis Clube, o atual campeão do NBB venceu o Uberlândia por 82 a 77 em um duelo acirrado nesta quinta-feira (27/03). Com a conquista do triunfo e a derrota amargada pelo Paulistano contra o Minas Tênis Clube, o time carioca assegurou o primeiro lugar na classificação da primeira fase do NBB 2013/2014.
A partida marcou a segunda transmissão de um jogo ao vivo pelo internet. A ação permitiu que internautas assistissem o confronto através do site oficial do Liga Nacional de Basquete em qualquer lugar do mundo.
O destaque dos rubro-negros foi o ala Marquinhos, com 25 tentos positivos, seguido por Marcelinho, com 18 pontos e seis assistências. O norte-americano Jerome Meyinsse também teve importante participação no compromisso anotando 15 pontos e recolhendo cinco rebotes.
O ala/armador Audrei anotou expressivos 20 pontos a favor do Uberlândia e o estrangeiro Robert Day chegou perto de um duplo-duplo (14 pontos e oito rebotes) na tentativa de conquistar uma vitória contra o Flamengo.
No confronto que podia impedir a certeza da primeira colocação do Flamengo, o Minas Tênis Clube venceu o Paulistano, por 75 a 65, em Belo Horizonte. O jovem armador Henrique Coelho foi o cestinha do time mineiro, com 22 pontos. O resultado ainda manteve o time da capital de SP na segunda posição do NBB e o time de MG com chances remotas de classificação aos playoffs.
Ainda no G4, Brasília e Pinheiros foram derrotados em seus confrontos, situação que beneficiou o Limeira. O time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú superou o Goiânia, em casa, por 91 a 83, com destaque para o armador Ronald Ramon, que anotou 28 pontos.
Essa foi 20ª vitória do time de Limeira em 31 partidas disputadas na temporada 2013/2014 do NBB (64,5% de aproveitamento), campanha que os deixa novamente na quarta colocação da competição.
Nos outros confrontos, o ainda terceiro colocado Brasília perdeu para o Bauru, em Bauru, por 93 a 85, tendo o armador Larry Taylor como destaque da partida com um duplo-duplo de 25 pontos e 10 rebotes, mesma pontuação do ala/pivô da equipe brasiliense, Guilherme Giovannoni. E o Pinheiros, que, agora, se encontra na quinta colocação, foi superado pelo Palmeiras, por 90 a 73, com 20 pontos do armador Neto e mais um duplo-duplo do argentino Stanic, 16 pontos e 15 assistências.
Ainda vivos na briga
Se a briga continua boa na parte de cima da tabela de classificação, ela também está emocionante entre os times que ainda sonham com os playoffs e com a manutenção no NBB.
O Macaé Basquete continua vivo na briga pelas últimas vagas para os playoffs do NBB. A equipe do Rio de Janeiro venceu, nesta quinta-feira, a primeira das duas partidas que ela precisa para alcançar esse feito. O clube comandado pelo técnico Léo Costa superou o Franca, em casa, por 95 a 80, e chegou ao 12º triunfo em 31 jogos disputados no NBB (38,7% de aproveitamento).
Agora, para conquistar a vaga na próxima fase, o time do norte fluminense precisa vencer o próximo confronto contra o Uberlândia, neste sábado, e torcer para o Mogi das Cruzes perder seus dois jogos que faltam na fase de classificação, contra Basquete Cearense (sábado) e Flamengo (dia 01), ambos em casa.
Para sair vitorioso, o Macaé Basquete contou com 27 pontos do armador norte-americano Jammal, cestinha do jogo. Além dele, os alas Duda Machado e Marcio Dornelles contribuiram com mais 20 e 16 pontos, respectivamente. Pelo Franca, o destaque foi o ala Jhonatan, que anotou 17 pontos.
Fechando a rodada, a Liga Sorocabana venceu o Espírito Santo Basquete, fora de casa, por 81 a 70, e ainda está na briga para fugir do rebaixamento. O time de Sorocaba está com a mesma campanha do Goiânia, com nove vitórias em 31 partidas (29%), mas fica atrás do rival no confronto direto.
Agora, para se manter no NBB 7, a Liga Sorocabana precisa vencer o Minas Tênis Clube e torcer para a derrota dos goianos diante do Bauru. Ambos os jogos serão neste sábado.
Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira no NBB:
27/03 (quinta-feira)
Macaé Basquete 95 x 80 Franca
Flamengo 82 x 77 Uberlândia
Minas Tênis Clube 75 x 65 Paulistano
Limeira 91 x 83 Universo Goiânia
Palmeiras 90 x 73 Pinheiros
Espírito Santo Basquetebol 70 x 81 Liga Sorocabana
Bauru 93 x 85 Brasília