Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Tudo pronto para o 29º 10 Km de Santos no domingo

E-mail Imprimir PDF

As corredoras brasileiras querem quebrar a hegemonia queniana no 29º 10 KM, neste domingo (18), pelas ruas de Santos. A prova reunirá 20 mil atletas, com garantia de uma grande disputa na categoria feminina. Donas dos últimos cinco títulos, as quenianas chegam fortes novamente com a campeã e vice do ano passado, Nancy Kipron e Maurine Kipchumba, respectivamente, e ainda a tanzaniana Jackline Juma, para completar o esquadrão africano.

Mas se três estrangeiras aparecem como destaques, o Brasil também contará com três representantes de ponta. Entre elas, a experiente Fabiana Cristine, justamente a última brasileira a vencer antes da sequência queniana de conquistas. Em 2008, ela conquistou o bicampeonato (a primeira vitória foi ainda em 2000). E este ano, corre motivada com o recente título brasileiro de pista nos 10 mil metros.

“Quero fazer uma prova boa como não fiz nos dois últimos anos e espero que dê tudo certo”, afirma a atleta, que conhece muito bem a prova. “O percurso é rápido e, por isso, o nível técnico é muito bom para todas. Venho de várias corridas, mas espero que tudo dê certo em Santos”, acrescenta a atleta de 35 anos, que tem como melhor marca em Santos, 33min22s.

Outra esperança brasileira é Cruz Nonata, quarta colocada no ano passado (atrás apenas das africanas) e terceira nos três anos anteriores. “As expectativas são as melhores possíveis. Sempre corro bem em Santos e treinei bem e estou focada em melhorar minha posição”, afirma a campeã brasileira de pista nos 10 mil metros em 2013 e que já completou os 10 KM Tribuna FM-Unilus em 32min37s.

“Gosto muito de competir em Santos. É uma prova muito bem organizada, com percurso propício a bons resultados e, acima de tudo, sempre com um nível altíssimo”, elogia Cruz, colocando as quenianas como cotadas a nova vitória. “O favoritismo é sempre delas, até mesmo pelo histórico, mas vamos lutar até o final”, avisa a corredora de 39 anos.

Completando a lista aparece Tatiele Roberta de Carvalho, vice-campeã brasileira dos 10 mil metros na pista e que tem uma estreita relação com a prova santista. A jovem atleta de apenas 24 anos surgiu como revelação nos 10 KM Tribuna FM-Unilus em 2009. Naquele ano, surpreendeu, chegando em oitavo lugar. Nos dois anos seguintes ficou em sétimo e em 2012 garantiu seu melhor resultado, cruzando a linha de chegada em quarto, com 33min37s. Já no ano passado, foi a sexta. “Quero chegar em condições de fazer uma ótima prova”, comenta a corredora, lembrando ainda a sua estreia na disputa. “Foi sensacional e cheguei pedindo autógrafos, pois parte daquelas atletas que estavam lá eu admirava”, lembra.

Vale lembrar que as rivais africanas chegam com boa “bagagem” para a prova.  Além de ter vencido em Santos, Nancy é a atual campeã da São Silvestre e foi tri na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Maurine também faturou a tradicional prova na capital paulista, em 2012, e tem duas vitórias na corrida mineira, enquanto que Jackline foi a vice disputa paulistana no último dia do ano retrasado.

KITS – Começa na quinta-feira a entrega dos kits dos atletas inscritos no 29º 10 KM. O material, contendo o chip de cronometragem e o numeral de peito (obrigatórios na prova) e a camiseta alusiva ao evento, deverá ser retirado no Ginásio de Esportes Unilus, à Rua Batista Pereira, 275, no bairro do Macuco. Na quinta e sexta-feira, das 12 às 21h, e sábado, das 9 às 18h. Todos os detalhes no site www.triesportes.com.br.