Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Ciclistas encaram desafio na CIMTB, em Araxá

E-mail Imprimir PDF

Os atletas de mountain bike patrocinados pela Specialized, das equipe AOO Specialized e Hoffmann XCO, 11 no total, disputam neste fim de semana a mais tradicional prova do calendário brasileiro. Em Araxá, entre sexta-feira e domingo (6 e 8), cerca de 1.200 ciclistas estarão pedalando nas trilhas do Grande Hotel, na abertura da Copa Internacional de Mountain Bike. Fora das pistas o público que estiver vistando o local será brindado com uma sessão especial de autógrafo, no estande da Specialized, com os patrocinados das duas equipes. A atividade será no sábado (7) a partir das 14h.

Ambas equipes estarão completas na terra da "Dona Beja". A AOO Specialized terá Rubinho Valeriano, Zé Gabriel Marques, Raiza Goulão e Sofia Subtil nos três dias de provas para a super elite, o SHC (Hors Classe por Estágios), que premiará os campeões com 160 pontos nos rankings internacionais. Além do quarteto, Érick Bruske e Ellen Andruczewicz, ambos da júnior, e Lucas Sírio, da juvenil, também estarão ação no fim de semana.

Mais experiente entre os ciclistas da AOO Specialized, Rubinho Valeriano projeta uma prova difícil em Araxá, onde em sua opinião quem sairá ganhando é o público. "A disputa vai ser bem dura e competitiva, muito bonita para o público assistir, porque o nível vai ser alto. Quero contar com o apoio da torcida e pensar apenas na minha prova. Estou bem treinado e agora tenho de focar na batalha que serão os três dias de provas", destaca Rubinho.

As duas vitórias consecutivas, na Taça Brasil de Campo Largo (PR) e no Abierto del Not, na Argentina, credenciam Raiza Goulão como uma das favoritas da etapa. "Não gosto de falar muito em resultado antes da prova, mas treinei bem e me sinto confortável na nova equipe, a AOO Specialized, que me dá uma estrutura inigualável até hoje em minha carreira. Vou para dar trabalhar como sempre. Serão três dias de provas bem cansativos, pensando sempre em chegar inteira no final de domingo", avalia Raiza.

Com mais tempo de casa entre os companheiros da AOO Specialized, Zé Gabriel guarda boas lembranças de Araxá. "É uma corrida marcante porque é onde iniciei no mountain bike, com 16 anos, correndo em uma bike emprestada quando era juvenil. Com a Specialized em 2014 fiz uma ótima corrida, terminando em terceiro da sub-23 e 14º na super elite. É aqui que, praticamente, começa o calendário brasileiro, com os melhores do País e nesse ano com a presença de muitos estrangeiros", conta.

Em Araxá os homens pedalarão com as bikes S-Works Epic World Cup, enquanto as mulheres terão ao seu dispor a S-Works Era. Para as provas de Contrarrelógio e Short Track, Rubinho estuda a possibilidade de pedalar com a rígida S-Works Stumpjumper HT World Cup e Raiza a S-Works Fate. Entre os equipamentos estão o leve e ventilado capacete S-Works Prevail, as luvas Body Geometry XC Lite e as sapatilhas S-Works XC. A exceção será a júnior Ellen, que usará o capacete S3 MT, levíssimo e com casco reforçado em aramida, o que permite ventilação única, além de sapatilha Cascade XC Feminina, rígida e leve.

Hoffmann XCO - A equipe Hoffmann XCO também estará completa em Araxá. Tiago Rodrigues, atual campeão da sub-30 e que fará sua estreia na elite da CIMTB, Naydson Flaviano na sub-23, João Vitor Hoffmann, na expert, e Larissa Brasa, ambos da júnior. "Fiz três semanas de treinos visando essa prova, simulando os três dias. Treinos de tiro, por exemplo, para o contrarrelógio. Estou confiante em fazer um bom trabalho", relata Tiago.

Após o título da categoria expert da Copa de Amadores, Naydson fará sua primeira prova na super elite e não esconde a alegria de correr em casa. "Estou muito feliz com esse patrocínio da Specialized e por integrar agora a equipe Hoffmann XCO. Como nosso treinador Rodney Hoffmann nos passou, no primeiro ano a meta será conhecer nosso desempenho na elite e ir melhorando ao longo do ano", conta o ciclista de 19 anos. "É muito especial pedalar diante da família e amigos e sendo apoiado até com cartaz," completa.

Estande Specialized na CIMTB - A empresa norte-americana terá entre seus destaques as bikes S-Works, disponíveis com linha completa de acessórios como, capacete, sapatilha, luva e vestimenta. As mulheres conhecerão de perto a linha feminina S-Works Era, enquanto os homens poderão ter contato com a S-Works Epic. Além de bicicletas, no estande haverá sessão de autógrafos no sábado, às 14h, com os ciclistas da AOO Specialized e da Hoffmann XCO.

Mais atletas Specialized em ação - Não para por aí a participação dos ciclistas patrocinados pela marca no fim de semana. Da Specialized Factory Team, três estarão em ação, com duas defesas de título. Uma delas será na Argentina, com Thiago Boaretto iniciando a caminhada para ser bicampeão do Enduro Argentina Series, em Carlos Paz, no domingo. Também no mesmo dia Orlando Alves disputa em Itatiba (SP) o Desafio Endurance, prova que o paulista é o atual vencedor. No sábado quem representa a marca será Hadi Akkouh, na segunda etapa da Copa Interior de Short Triatlon, também em Itatiba.

Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.