Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Pan 2015: Gin. Art. Feminina conquista o bronze por equipes

E-mail Imprimir PDF

A Seleção de Ginástica Artística Feminina subiu ao pódio por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste domingo (12). Com 165,400 pontos, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Lorrane Oliveira garantiram o bronze, atrás apenas dos Estados Unidos, que somaram 173,800, e do Canadá, com 166,500. Esta é a segunda medalha brasileira na ginástica em Toronto. Ontem, na Artística Masculina, os brasileiro conquistaram a prata por equipes.

As provas serviram também como classificatórias para o Individual Geral e para a disputa por parelhos. Com o bom desempenho de hoje, o País também se garantiu em várias finais. No Individual Geral, que tem decisão marcada para esta segunda-feira (13), a partir das 19h55 (horário de Brasília), Flávia Saraiva, que ficou em quarto nas classificatórias, com 56,550, e Daniele Hypolito, oitava, com 54,800, vão em busca de mais medalhas.

Para Daniele, a mais experiente do grupo, a medalha de hoje representou muito para o Brasil. "Esse resultado foi muito importante para nós. Para mim, está sendo ainda mais especial porque deve ser meu último Pan. Ter essa oportunidade de fazer parte dessa equipe jovem, que me dá força para continuar meu trabalho, só me faz agradecer a todos. Estamos felizes, mas ainda temos mais competições pela frente", lembrou.

Flávia Saraiva fez uma estreia de primeira em Jogos Pan-Americanos, com belas apresentações e ficou muito feliz por se classificar para mais finais. "Eu estava bem confiante em todos os aparelhos. O solo foi bom, na trave faltou um pouquinho em um elemento, mas acontece. Vou me esforçar bastante para melhorar. Quero treinar melhor para as próximas decisões. Fazer os exercícios certos. Quero fazer tudo o que eu treinei."

As finais por aparelhos tem início na terça-feira (14), às 14h35. O Brasil estará presente em três deles. No solo, Flávia Saraiva foi a terceira colocada nas classificatórias, com 14,200, e Daniele a quinta com 14,150.

No salto, Daniele será a representante, depois de ficar em sétimo, com 13,950, lembrando que este é o resultado da somatória de dois saltos. Na trave, a pequena Flávia foi a primeira colocada nas classificatórias e obteve a nota de 14,550. Ela terá a companhia de Julie Kim, sexta colocada com 13,750.

Julie foi a última a se apresentar no aparelho e ajudou bastante o Brasil a garantir a medalha por equipe. "Eu fiquei um pouco nervosa, mas depois pensei que treinamos muito para isso e era só fazer tudo que tínhamos treinado", garantiu a ginasta.

Lorrane Oliveira sofreu alguns pequenos erros hoje, mas conseguiu se recuperar bem. "É bem difícil errar. Quando se cai, principalmente no solo, abrimos o olho e não acreditamos, mas temos que nos recuperar rápido", receitou.

Letícia Costa ficou feliz por ter ajudado o grupo a conquistar a medalha com boas apresentações. "O resultado por equipe é uma responsabilidade a mais porque uma depende da outra. Quando erramos, nos cobramos mais porque queremos fazer o melhor para a equipe."

Amanhã também será um dia decisivo para a Ginástica Artística Masculina, que compete no Individual Geral. O Brasil terá dois fortes representantes: Caio Souza e Lucas Bitencourt. As provas masculinas têm início às 13h50 (horário de Brasília). Nas classificatórias, Caio foi o quinto colocado e Lucas o sétimo.

Resultados

Solo

Daniele HYPOLITO - 14,150
Letícia COSTA - 12,850
Lorrane OLIVEIRA - 12,050
Flávia SARAIVA - 14,200

Salto

Daniele HYPOLITO - 13,950
Flávia SARAIVA - 14,150
Letícia COSTA - 14,150
Lorrane OLIVEIRA - 14,750

Assimétricas

Daniele HYPOLITO - 13,050
Flávia SARAIVA - 13,450
Lorrane OLIVEIRA - 12,900
Letícia COSTA - 12,450

Trave

Daniele HYPOLITO - 13,300
Lorrane OLIVEIRA - 12,100
Flávia SARAIVA - 14,550
Julie Kim SINMON - 13,750

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Árbitros: Daniel Biscalchin, Roberto Nassar, Robson Caballero e Rodrigo Caron

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Lorrane Oliveira
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitras: Jaqueline Pires, Lisiane Bergue e Yumi Sawasato

Ginástica Rítmica Individual
Ginastas: Angélica Kviecznski e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Ginástica Rítmica de Conjunto
Ginastas: Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Débora Falda, Emanuelle Lima e Jéssica Maier
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Rosa
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros

Ginástica de Trampolim
Ginastas: Camilla Gomes e Carlos Ramirez Pala
Técnica e chefe de equipe: Tatiana Figueiredo
Árbitro: Klayler Mourthé

Programação
Horário de Brasília

Segunda-feira (13)
13h50: Final Individual Geral GAM - Caio Souza e Lucas Bitencourt
19h55: Final Individual Geral GAF - Daniele Hypolito e Flávia Saraiva

Terça-feira (14)
14h35: Final por aparelho (solo) GAM - Arthur Nory
14h35: Final por aparelho (cavalo com alças) GAM - Francisco Barretto e Lucas Bitencourt
14h35: Final por aparelho (salto) GAF - Daniele Hypolito
16h35: Final por aparelho (argolas) GAM - Arthur Zanetti
16h35: Final por aparelho (barras assimétricas) GAF

Quarta-feira (15)
14h35: Final salto GAM - Caio Souza e Arthur Nory
14h35: Final trave GAF - Flávia Saraiva e Julie Kim
15h45: Final paralelas GAM - Caio Souza e Francisco Barretto
15h45: Final solo GAF - Flávia Saraiva e Daniele Hypolito
16h35: Final barra fixa GAM - Arthur Nory e Lucas Bitencourt

Sexta-feira (17)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR

Sábado (18)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR
20h05: Qualificatória feminina GTR
21h: Qualificatória masculina GTR

Domingo (19)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
20h05: Final feminina GTR
20h45: Final masculina GTR

Segunda-feira (20)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.