Num dia em que os ventos chegaram a 16 nós (cerca de 30 km/h), sob ameaça de chuva, Robert Scheidt e Bruno Prada mantiveram a liderança da classe Star, nesta terça-feira (25/1), na Rolex Miami OCR. Com um nono e um primeiro lugares nas duas regatas do dia, a dupla aparece em primeiro na classificação e soma 13 pontos perdidos. Os suecos Fredrik Loof e Max Salminen ocupam a vice-liderança, com 18.
A Rolex Miami OCR, competição para classes olímpicas, é o primeiro evento do ano a somar pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf). Scheidt e Prada, que encerraram 2010 na liderança do ranking da Star, vêm da conquista do título da Walker Cup, também em Miami, neste fim de semana, e estão tendo um bom começo na temporada 2011, decisiva na corrida para os Jogos de Londres, em 2012.
Em Miami, Scheidt e Prada velejam com um barco alugado, um PStar, americano, que já usaram na Walker Cup, dando seguimento à programação de testes da dupla, que quer utilizar embarcações de vários fabricantes para definir a que será usada na campanha olímpica, este ano e em 2012.
Na Miami OCR, o Coral Reef Yacht Club é a base da classe Star. Estão previstas 11 regatas, entre provas classificatórias e a medal race. A partir de cinco regatas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado. A medal race, com as dez embarcações mais bem classificadas, está programada para sábado (29/1).
Classificação da Classe Star na Rolex Miami OCR após quatro regatas:
1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 13 pontos perdidos (1+2+9+1)
2º - Fredrik Loof e Max Salminen, Suécia, 18 pontos perdidos (5+3+7+3)
3º - Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot, França, 21 pontos perdidos (7+7+1+6)
4º - Richard Clarke e Tyler Bjorn, 27 pontos perdidos (6+6+6+9)
5º - Mark Mendelblatt e Brian Fatih, Estados Unidos, 36 pontos perdidos (4+4+18+10)