Foi conhecida hoje (10) a nova formação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. Vinte meninas estavam sob observações e avaliações desde a última segunda-feira (7), no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju (SE), e 10 foram aprovadas. Entre elas, quatro já defendiam a Seleção em 2010: Luísa Matsuo, Letícia Dutra, Jéssica Maier e Pâmela Oliveira. E as outras escolhidas foram Bianca Mendonça, Dayane Amaral, Maria Caroline Ricardo, Débora Falda, Luiza França e Mariana Vieira.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, acompanhou os testes finais. "Essa avaliação foi muito importante, já que temos o objetivo de conseguir bons resultados nos Jogos Pan-Americanos e, com essa nova formação, houve uma renovação da Seleção Brasileira. Além disso, esse estágio de treinamentos nos deu a oportunidade de visualizar o nível das melhores ginastas do Brasil", comentou Luciene.
O Conjunto passa por reformulação no momento em que a técnica Camila Ferezin assume o comando da Seleção Brasileira. "A escolha foi muito difícil, pois trouxemos, realmente, as 20 melhores ginastas do país para Aracaju. Mas conseguimos selecionar as 10 melhores e mais parecidas, já que, no Conjunto, a homogeneidade é muito importante. Fiquei muito feliz e acredito que vamos fazer um bom trabalho, pois temos as mais experientes junto com as mais novas, que também são muito boas. Acredito que essa mescla seja o caminho certo para essa transição que estamos buscando", disse Camila.
Luísa Matsuo, de 22 anos, tem cinco anos de Seleção Brasileira e era a capitã até o final do ano passado. Agora, a ginasta comemora a nova chance. "Os treinos dessa semana foram muito fortes e estou muito feliz por ter sido aprovada, já que estamos vindo de um período de férias e não estava na minha melhor forma física", comentou Luísa que acredita que continuará tendo uma função de liderança no novo grupo. "Faço o possível para tentar ajudar as meninas mais novas. E acho que vai ser bem tranquilo, porque todas estão muito motivadas e querendo contribuir".
Uma dessas é Bianca Mendonça, de 17 anos. Nascida em Manaus, a ginasta já havia se transferido há um ano para Florianópolis (SC) em busca do aprimoramento. Agora, a mudança para Aracaju é motivo de alegria. "Todo mundo quer ser aprovado em uma seletiva como essa, mas quando cheguei aqui e vi o nível das meninas, fiquei preocupada. Quando ouvi o anúncio do meu nome, nem acreditei. É um sentimento louco alcançar o que a gente mais quer. Foi uma emoção muito grande e estou muito feliz", contou Bianca.
A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto começa a treinar na próxima segunda-feira (14), já com o foco principal voltado aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que serão disputados de 15 a 18 de outubro, no México. "Esse é o campeonato mais importante para a nossa equipe em 2011 e vamos fazer de tudo para buscar uma medalha para o Brasil", concluiu Camila Ferezin.