Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O 25º Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo

E-mail Imprimir PDF

Domínio do início ao fim. Atual número 1 do ranking brasileiro de estrada, a equipe Pindamonhangaba se preparou para vencer e garantiu “dobradinha” no 25º Torneio de Verão de Ciclismo, com os títulos do uruguaio Hector Aguilar na elite masculina e o tetracampeonato de Luciene Ferreira, na feminina.

A tradicional competição, realizada sempre no início de cada temporada contou com cinco etapas nas cidades da Baixada Santista, reunindo mais de 300 ciclistas de todo o País e também Uruguai, Argentina e Cuba. A 5ª e decisiva prova teve como palco o circuito da Av. Mario Covas (Portuária), em Santos, desta vez sem o sol forte das outras quatro disputas.

Na elite masculina, a principal categoria do ciclismo, a “briga” estava mais concentrada para a disputa do vice, uma vez que Hector precisava apenas pontuar para confirmar o caneco. E ao invés de ser protagonista da chegada, o uruguaio ajudou o companheiro de equipe, Nilceu “The Flash” Santos, para garantir o primeiro lugar e, de quebra, o segundo lugar no ranking.

A chegada foi disputada com o pelotão todo no sprint e Hector “embalou” Nilceu e ainda chegou em quinto lugar, posição mais do que suficiente para comemorar o título. “O melhor é que conseguimos ainda a dobradinha no resultado final. Para mim é um triunfo muito bom, porque o Torneio de Verão tem grande importância”, vibrou.

“Comecei o ano bem, com vitórias na etapa final do Tour de San Luis, na Argentina, a melhor competição do Continente, e na segunda etapa na Volta do Chile. É muito bom começar a temporada assim e espero que outras vitórias venham”, falou o ciclista, que já atuou como profissional em Portugal, em 2008 e está com 26 anos de idade.

Nilceu também festejou o resultado na etapa final. Bicampeão do Torneio em 2007 e 2008, ele “trabalhou” para a conquista do título de Hector. “Como ele saiu na frente, o trabalho foi para ele e a estratégia foi vencer em Santos para garantir também o vice. O Torneio de Verão é esperado por todos, muito respeitado e fiquei feliz por esta conquista”, disse The Flash, que ganhou o apelido por ser especialista em chegadas.

FEMININO

Na disputa feminina, Luciene Ferreira, com duas vitórias, apenas administrou o resultado na etapa final para ser a tetracampeã (também faturou em 2005, 2006 e 2007). Ela chegou em sexto lugar, à frente da rival Janildes Fernandes (São José), outra campeã do Torneio. “Foi bom demais. Dá uma estimulada a mais”, comentou Luciene, que é natural de Coxim/MS e também tem 26 anos.

Deborah Gerard, também de Pinda, chegou à etapa final com chances, mas uma queda atrapalhou os planos, inclusive de uma nova “dobradinha” da equipe, como aconteceu no masculino. A vitória foi da equipe da “casa”, com Camila Coelho, da Memorial/Prefeitura de Santos. “Fizemos um trabalho de equipe nesta última etapa e com essa vitória consegui subir duas posições. É sempre bom”, contou Camila.

A DEDO - Para o técnico da equipe de Pindamonhangaba, Benedito Tadeu Júnior, o Kid, o domínio nas duas categorias foi resultado de uma preparação específica para o Torneio. “Chegamos focados para ganhar. Tem voltas que já sabemos que não vamos bem, mas aqui o objetivo eram os dois títulos. Escolhemos a dedo cada atleta pelas características das provas”, afirmou Kid.

JÚNIOR - Na disputa júnior, também válida pelo ranking brasileiro de estrada, Marcos Vinícius Leite de Souza (Americana) pedalou na etapa já como campeão. O ciclista de João Pessoa (PB) festejou muito o título “Representa o esforço de cada dia de treino, deixando festas para trás, só para pensar na preparação”, afirmou o atleta de 17 anos. Na etapa, Maique Lourenço Silva (Criciúma) levou a melhor no sprint final.

Na open, Elton Predozo (Santa Bárbara) chegou em segundo lugar num sprint disputado, atrás de Willian Poiani (Presidente Prudente), e garantiu o caneco. Completando a lista, André Orsolino (Associação Joeense de Ciclismo) faturou o título da sênior, com a vitória na etapa final, a segunda no evento.

“Mais uma vez realizamos um evento de sucesso, com alto nível técnico, os melhores do País e etapas muito disputadas. Sem dúvida, um grande evento para iniciar a temporada”, argumentou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.