Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Giácomo fala sobre a patinação de velocidade

E-mail Imprimir PDF

O Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade reuniu nos dias 22 e 23, no Velódromo da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), os melhores atletas do esporte nacional. Foram dois dias de intensas provas que exigiram esforço e concentração dos participantes que representavam um total de oito equipes.

Além de ser uma disputa emocionante, esse Campeonato também proporcionou um encontro de gerações incomparável. As provas que vão da categoria Grupo Menores (Mini Mirim - atletas nascidos nos anos de 2002 e 2003, Pré-mirim- 2000 e 2001, Mirim - 1998 e 1999),Categoria Principal (Júnior - 1996 a 1997, Adulto - 1992 e 1995), Categoria Maiores (Livre - 1978 a 1993, Master - 1978 a 1960) à Gold (1959 abaixo), possuem uma divisão bem específica de idades, permitindo que as mais diversas fases da vida sejam muito bem representadas através dos esportistas.

O maior exemplo de superação fica por conta de Luiz Giácomo. O atleta, que atualmente é o que possui mais idade (70 anos) no esporte brasileiro, conquistou o pentacampeonato no último sábado, com uma energia vigorosa. Seu excelente condicionamento físico (fruto de constante treinamento e alimentação balanceada) foi indispensável para conquistar as quatro provas nesse campeonato. Luiz, que já possui experiência em provas importantes, inclusive nas internacionais, afirma que esse esporte faz bem para qualquer idade. "A patinação é ideal para quem busca saúde, física e mental, pois exige muito do seu condicionamento, mas também de automotivação e tranquilidade na hora da prova", explica Luiz Giácomo.

A equipe Gotcha, da qual Luiz Giácomo faz parte em São Paulo, possui grande diversidade de idade entre seus atletas, o que permite competir em várias categorias diferentes. A equipe que está sempre presente nos pódios dos campeonatos de patinação de velocidade acredita que o esporte tem esse poder de unir gerações, proporcionando uma troca de experiência surpreendente para a vida. "O esporte aproxima as pessoas, faz com elas sintam-se integradas movidas por uma mesma paixão", afirma o treinador Marcel Lionese.

Já para Felipe Barbieri, tudo parece ser pura diversão. "Patinar é bom, porque é onde faço amigos e pratico esporte brincando", disse o garoto. Aos sete anos Felipe participou com ousadia e naturalidade na categoria Mini Mirim, e é o mais novo entre os competidores do campeonato brasileiro.

"Esse é o nosso maior troféu, mostrar o quanto o esporte faz bem a todos. Enche-nos de esperança ver as novas gerações, e incentivá-las, na expectativa de que num futuro próximo eles também levem o nome do Brasil mundo a fora através da patinação", conclui Luiz Giácomo.

A próxima competição de Luiz Giácomo será o Campeonato Mundial em Dijon na França, que acontecerá dia 12 de junho e ele buscará o bicampeonato na categoria Over Mundial, 70 anos.