Esporte & Cia

Sunday, May 05th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Nadadores competem pelo Troféu Maria Lenk, no Rio

E-mail Imprimir PDF

Cesar Cielo fez o segundo melhor tempo nas eliminatórias dos 50 m livre, na segunda-feira (2/5), primeiro dia de disputas do 51º Brasileiro Absoluto de Natação. Cielo nadou na quinta série, no Parque Aquático Júlio Delamare, e fez 22s25, atrás de Bruno Fratus, com 22s08, e na frente de Nicholas dos Santos, com 22s60. "Está bom por ser a primeira prova, só para entrar na competição, como se fosse um treino de segunda-feira. Não forcei, mas vou melhorar na terça e na quarta-feira." O Maria Lenk é a última seletiva do Brasil para o Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho, e para o Pan-Americano do México, em outubro.

Cielo não depende de índices - já tem as marcas para integrar a seleção brasileira, feitas no Pan-Pacífico de Irvine, em agosto do ano passado, nos 50 m livre e nos 100 m livre. E vem acompanhando a briga de Bruno Fratus e Nicholas dos Santos, seu companheiro de Flamengo e de treinamento no Projeto Rumo ao Ouro em 2016, o P.R.O. 16, pela segunda vaga na prova mais rápida da natação.

"Da Tentativa para o Mundial (de 20 a 23 de abril, no Rio) para cá eu só descansei, foi a hora de colocar a perna para cima. Fiquei com os dedos doendo, não saí do computador. Mas eu já tenho os índices e não estou raspado como os caras. Vou nadar mais rápido, mas o Nicholas e o Fratus estão um pouco mais rápidos do que eu. Para eles, é a briga pela segunda vaga para o Mundial. Eu, pessoalmente, vou tentar ganhar dos dois. Vou ter esse desafio", disse Cielo, que nada a semifinal dos 50 m livre nesta terça-feira, num programa de provas que começa às 10 horas. Cielo disse que chegou a ficar nervoso pelo companheiro Nicholas. "Ele está brigando pela vaga." Cielo ainda disse que vai ser difícil nadar, agora, mais rápido do que no Pan-Pacífico, seu auge na temporada passada. "Rápido mesmo, só no Mundial."

O técnico Alberto Silva, o Albertinho, disse que o astral entre os nadadores do P.R.O. 16 está bom e todos devem ser mais rápidos do que na Tentativa para o Mundial. "Nesta eliminatória, acho que ele não encaixou bem a saída, fez uma transição ruim, respirou uma vez e resolveu poupar energia, não quis fazer muita força. Como não encaixou a saída, ele administrou", disse o técnico, observando que Cielo está preparado para nadar por volta de "21 segundos e meio os 50 m livre".

Cielo disse que o Maria Lenk é uma competição importante para o seu clube, o Flamengo. "Vamos trabalhar para marcar muitos pontos. É importante colocar os revezamentos no pódio, torcer para as estrangeiras - a americana Jessica Hardy e a espanhola Mireya Belmonte - marcarem muitos pontos e ver o clube colocar muitos nadadores na seleção brasileira." Além dos 50 m e os 100 m, no estilo livre, os 50 m borboleta e o revezamentos 4x50 m livre, que serão nesta terça-feira (3/5), Cielo também vai integrar a equipe do Flamengo no 4x100 m livre, sábado (7/5) e no 4x100 m medley, domingo (8/5).