Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Brasil perde para o Chile no Sul-Americano de Rugby

E-mail Imprimir PDF

Mostrando a evolução obtida nos treinamentos dos últimos meses, a seleção brasileira masculina de rugby estreou no 33º Campeonato Sul-Americano, neste sábado no campo do Cataratas RC, em Puerto Iguazú, na Argentina.

A equipe foi superada pelo Chile por 25 a 6, menor placar entre as seleções desde 1993. No Sul-Americano 2010, os chilenos levaram a melhor pelo placar de 31 a 8. Na partida inaugural, o Uruguai venceu o Paraguai por 102 a 6.

No primeiro tempo, o Brasil manteve a posse de bola no campo ofensivo e pressionou o adversário. A seleção teve duas chances de marcar seu primeiro try, mas errou nos passes finais. O Chile, que já tinha feito três pontos devido a um penal convertido, marcou a pontuação máxima do rugby em contra-ataque, e foi para o intervalo com 8 a 0 no placar.

Os chilenos voltaram mais atentos e aumentaram a vantagem para 15 a 0, logo no início da segunda etapa. Aos 16 minutos, Julian Menutti anotou os três primeiros pontos brasileiros, em penal convertido. Cinco minutos depois, o Chile, também de pênalti, aumentou a vantagem para 18 a 3. Menutti, converteu outro penal e levou o placar para 18 a 6 Chile. O resultado permaneceu até o último minuto, quando o Chile avançou para fazer 25 a 6.

"O Brasil fez uma partida de igual para igual . Tivemos oportunidades de marcar e faltou pouco para fazer um placar histórico. O mais importante foi ver a evolução da equipe em todos os setores. Mostramos que o Brasil está de fato chegando, com humildade, respeito aos nossos adversários e cientes que passo a passo podemos alçar voos maiores", analisou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento da seleção masculina.

A seleção entrou em campo com Danilo Lima, Daniel Danielewicz, Julio Figalo, Vitor Medeiros, Antonio Górios (capitão), João Carlos Orioli Junior, Pedro Rosa, João Luiz Da Ros, Felipe Claro, Lucas Duque, Julian Menutti, Fernando Portugal, Moises Duque, Daniel Gregg e Rafael Dawailibi. O Brasil também contou com a presença de Marcelo Danesin, Reges Comoreto e Lucas Croffi, que entraram no decorrer do jogo.

Os treinadores são encabeçados por Rodrigo "Toto" Camardon, que conta com o auxílio de Juan Rapetti, técnico dos fowards, que assimilaram o sistema de jogo e nivelaram o forte esquema ofensivo do rival, além de Nei Vasconcelos e Paulo Meireles.

"É necessário dar sequência ao trabalho. Agora, nossos atletas sabem que podem vencer, e precisam aprender a vencer. O Brasil, agora, é uma equipe a ser assistida pelos adversários. Continuaremos o trabalho de alto rendimento e certamente em 2012 será diferente. Parabéns aos atletas e à comissão técnica do Brasil", afirmou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Na próxima terça-feira, o Brasil joga com o Uruguai e encerra a participação contra o Paraguai, na sexta seguinte. Os dois primeiros colocados classificam-se para enfrentar a Argentina em test-matches em 2012. No Sul-Americano de 2010, Chile e Uruguai classificaram-se para um triangular contra os argentinos, que será disputado logo após a primeira fase do torneio de 2011.

O melhor resultado brasileiro foi o vice-campeonato em 1964, quando a competição continental ocorreu em São Paulo (SP). Ano passado, a seleção terminou no quarto lugar.

A delegação brasileira, que conta com 25 atletas e comissão técnica, passou seis dias em Foz do Iguaçu (PR), com hospedagem, alimentação e local para treinamentos. Antes, realizou diversos períodos de concentração e amistosos.

Lista de convocados
Antônio Górios - Rio Branco RC
Daniel Gregg - Niterói RFC
Daniel Danielewicz - Desterro RC
Danilo Amaral - Rio Branco RC
David Grael - Niterói RFC
Diego Lopez - Pasteur AC
Eduardo Garcia - Bandeirantes RC
Felipe Zeni - Pasteur AC
Felipe Claro - SPAC
Fernando Portugal - Bandeirantes RC
Gustavo Badino - Pasteur AC
Jardel de Mendonça - SPAC
João Carlos Orioli Junior - Pasteur AC
João Luiz da Ros - Desterro RC
Julian Menutti - Bandeirantes RC
Julio César Figalo - Niterói RFC
Lucas Croffi - Pasteur AC
Marcelo Danesin - RR Ribeirão
Moisés Duque - São José RC
Pedro Manzini - Bandeirantes RC
Pedro Rosa - Bandeirantes RC
Rafael Dawailibi - São José RC
Reges Portela - Desterro RC
Thiago Maihara - Pasteur AC
Vitor Bezerra - Potiguar RC

Comissão técnica
Treinador - Rodrigo Camardon
Auxiliares - Juan José Rapetti, Nei Vasconcellos e Paulo Redigolo Meireles
Preparador físico - Márcio Corchs
Fisioterapeuta - Michel Kalil