Sem estresse. Essa é a fórmula do time do Cocoon para vencer as competições na classe RGS-Cruiser em Ilhabela. Líder da Copa Suzuki Jimny, a tripulação quer repetir no Warm Up o desempenho quase perfeito da primeira etapa. O Warm Up será disputado de 23 a 25 de junho no Yacht Club de Ilhabela.
Amigos de longa data, os velejadores do Cocoon sempre se reúnem no litoral norte paulista para velejar e se divertir. O objetivo, segundo o comandante Marcelo Caggiano, é navegar. A classe permite isso, ou seja, quem corre de RGS-Cruiser veleja apenas e não visa performance.
"O barco é feito para passear. Não há aquele corre corre para preparar o barco, equipamentos de competição, profissionais e nem a velocidade de um S40. A característica é de navegação. Por isso, o barato da RGS-Cruiser é estimular o passeio", contou Marcelo Caggiano.
A categoria foi criada em 2010 e já é sucesso entre os velejadores. A primeira experiência foi na Rolex Ilhabela Sailing Week do ano passado. O número de adeptos aumentou e a categoria foi prontamente incluída na Copa Suzuki Jimny, que conta com quatro etapas em 2011. "Os barcos são iguais aos carros de fábrica. Nada é alterado da versão original. Tem até banheiro nos veleiros", lembrou Marcelo Caggiano.
O comandante do Cocoon não esconde de ninguém os motivos do nome baseado no filme de Ron Howard, sucesso de bilheteria na década de 80, que tem a terceira idade e invasões extraterrestres no enredo. A tripulação do barco paulista tem média de idade de 60 anos.
Desempenho na primeira etapa - Em março, também em Ilhabela, o Cocoon venceu três regatas e chegou em segundo em duas. A vantagem para o segundo colocado é de cinco pontos.
"A intenção é ganhar mais uma vez. Nosso time veleja junto em Ilhabela desde 1989. Nossas esposas são amigas e sempre nos encontramos. Mas, quando tem regata, não há segredo, precisamos sempre dar o sangue", revelou o regulador de velas do Cocoon, Marcos Leite Bastos.
O time também é o atual campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week na classe RGS-Cruiser.
Classificação final da primeira etapa na classe RGS-Cruiser após 5 regatas (1 descarte)
1- Cocoon (Luiz Marcelo Caggiano) - 5 (1+1+2+1+2)
2- Silence (Joaquim Prado) - 10 (4+2+6+3+1))
3- Ydypy (Marco Aleixo) - 11 (3+3+3+2+6)
Inscrições - Os velejadores podem fazer inscrição na Copa Suzuki Jimny no YCI até a manhã do dia 23 de junho. As fichas de inscrição serão preenchidas no próprio clube até 11 horas. O valor será de R$ 80 por tripulante (exceto mirim).