Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Murer ganha ouro em Oslo e lidera ranking mundial

E-mail Imprimir PDF

Fabiana Murer ganhou a medalha de ouro no salto com vara, nesta quinta-feira, no ExxonMobil Bislett Games, em Oslo, Noruega, meeting da Diamond League, numa prova que sofreu interrupções e foi atrapalhada pela chuva. Fabiana, do Clube de Atletimo BM&FBOVESPA, saltou 4,60 m, enquanto a russa Aleksandra Kiryashova foi prata, com 4,50 m, e a polonesa Anna Rogowska, bronze, com 4,40 m. Em Eugene, nos Estados Unidos, no dia 4, Fabiana tinha levado o bronze e Rogowska o ouro. Ambas tem o mesmo número de pontos - 5 - e estão empatadas na liderança da Diamond League. Fabiana segue liderando o ranking mundial, com 4,70 m, salto obtido no Sul-Americano de Buenos Aires (ARG), dia 2.

Fabiana precisou de apenas dois saltos para ganhar a competição. Entrou na prova quando o sarrafo estava elevado a 4,40 m e passou na primeira tentativa. Depois, foi direto para 4,60 m e, novamente, ultrapassou a marca no primeiro salto. A russa Kiryashova saltou 4,20 m e 4,40 m nas primeiras tentativas, 4,50 m na terceira e não ultrapassou os 4,60 m, em nenhuma das três tentativas. A polonesa Rogowska ultrapassou 4,40 m, no segundo salto e fracassou nas três vezes em que buscou superar os 4,60 m. Sozinha na prova e com a medalha de ouro assegurada, Fabiana pediu a elevação do sarrafo para 4,71 m, mas não superou a altura.

"O tempo estava ruim, choveu no começo da prova. Depois, houve duas paradas, que acho que quebraram o ritmo da competição. Uma parada por causa da chuva, outra para a cerimônia de abertura. E, depois, a Fabiana já havia ganho, estava sozinha na prova e não tinha mais condições de saltar, talvez por estar cansada", explicou o técnico Elson Miranda, do Clube BM&FBOVESPA. "A Fabiana foi bem, apesar do pouco tempo de adaptação ao clima e à mudança de fuso horário", concluiu o treinador.

Agora, Fabiana e o técnico Elson Miranda seguem para um período de preparação em Fórmia, na Itália, no centro de treinamento da IAAF, com o técnico ucraniano Vitaly Petrov. Vão encontrar os outros atletas do Clube BM&FBOVESPA pré-convocados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - Fábio Gomes da Silva, Augusto Dutra e Karla Rosa - no camping com Petrov, que faz parte do programa de preparação da Confederação Brasileira de Atletismo para o Pan de Guadalajara, no México, em outubro. O objetivo de Fabiana é tem uma boa atuação no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul.

Fabiana ainda disputará mais três etapas da Diamond League antes do Mundial: em Birmingham (ING), em 10 de julho; em Estocolmo (SUE), no dia 29; de Londres, no dia 5 de agosto. Da Europa mesmo seguirá para a Ásia - o Mundial de Daegu será de 27 de agosto a 4 de setembro.