Um dia após assegurar o título da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela na classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram, neste sábado (11/6), também o título da Skandia Sail for Gold Regatta, disputada nas raias de Weymouth, local do programa de vela dos Jogos de Londres/2012. Com um terceiro lugar na Medal Race, a dupla brasileira encerrou a competição com 38 pontos perdidos, seguida pelos suecos Fredrik Loof e Max Salminen, com 44.
"Conseguimos executar todos os passos que planejamos para este primeiro semestre", diz Scheidt. "Estamos até um pouco surpresos com os resultados, que chegaram antes do esperado, ainda mais por estarmos velejando com um barco emprestado."
Scheidt e Prada competem na Europa com um Lillia, emprestado pelo estaleiro italiano. "Estamos muito otimistas com a chegada do novo barco, que deve ocorrer em julho", conta Prada, referindo-se ao PStar comprado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com recursos da Lei de Incentivos Fiscais. Prada destaca também o significado da conquista da Copa do Mundo. "É o terceiro evento mais importante da vela internacional. Só perde para a Olimpíada e o Mundial."
Com a vitória em Weymouth, Scheidt e Prada fecharam o Slam da Vela, ou seja, já foram campeões de todas as etapas que integram a Copa do Mundo. "Ganhamos o Princesa Sofia em 2007; a Semana de Kiel em 2010; Miami, Hyères, Medemblik e Weymouth este ano e ainda temos o título de Medemblik em 2009", enumera Prada.
Desde o início da temporada, Scheidt e Prada já disputaram oito competições. Foram campeões da Walker Cup, da Rolex Miami OCR (etapa da Copa do Mundo), da Semana Brasileira de Vela, da Semana Olímpica Francesa, em Hyères (etapa da Copa do Mundo), da Delta Lloyd Regatta, em Medemblik (etapa da Copa do Mundo), e agora da Skandia Sail for Gold Regatta (etapa da Copa do Mundo). Ficaram em terceiro na Olympic Garda-Eurolimp 2011, em Garda, e em oitavo no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca (etapa da Copa do Mundo).
Depois da Skandia Sail for Gold Regatta, a dupla terá um descanso das competições. Já campeões da Copa do Mundo, não vão disputar a Semana de Kiel. As atividades para a campanha olímpica serão retomadas em julho, com um período de treinos em Garda antes da disputa do evento-teste para Londres/2012, de 1º a 14 de agosto, em Weymouth, um dos desafios mais importantes da temporada. O ano vai terminar no Mundial de Perth, na Austrália, em dezembro, quando Scheidt e Prada vão lutar para assegurar a Star do Brasil nos Jogos Olímpicos.
Classificação final após dez regatas, o descarte do pior resultado e a Medal Race:
1º Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 38 pontos perdidos (1+2+2+9+3+7+5+1+BFD42+2+6)
2º Fredrik Loof e Max Salminen, SUE, 44 pp (5+6+8+2+1+4+1+2+BFD42+3+12)
3º Diego Negri e Enrico Voltolini, ITA, 72 pp (9+14+4+12+5+6+3+8+23+1+10)
4º Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, POL, 77 pp (2+1+7+6+6+26+10+3+12+22+8)
5º Iain Percy e Andrew Simpson, GBR, 80 pp (22+4+11+8+2+3+8+12+BFD42+6+4)
Classificação da Copa do Mundo:
1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 80 pontos
2º - Iain Percy e Andrew Simpson, Grã-Bretanha, 52 pontos
3º - Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, Polônia, 52 pontos