Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo mede forças com franceses no Open de Paris

E-mail Imprimir PDF

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo disputa o 5º Open de Paris, neste sábado e domingo (25 e 26/6), última competição antes do Mundial de Xangai (CHI), de 24 a 31 de julho, torneio mais importante do calendário dos esportes aquáticos na temporada. Cielo, do Flamengo, vai nadar os 50 m borboleta e os 100 m livre neste sábado (25/6) e os 50 m livre neste domingo (26/6), com eliminatórias a partir das 4h30 e finais a partir das 11 horas (de Brasília), na piscina do La Croix Catelan, no Bois de Boulogne. Cielo - que concluiu um período de dez dias de preparação com a seleção brasileira no Crystal Palace, em Londres (ING) - vai encontrar alguns dos principais nadadores franceses das provas de velocidade. A Bandsports e o SporTV anunciam a transmissão das finais ao vivo.

Cesar Cielo, de 24 anos, lidera o ranking mundial dos 50 m livre, com o tempo de 21s73, feito em maio, no Troféu Maria Lenk. Ocupa a nona posição nos 100 m livre, com 48s66, tempo da Tentativa para o Mundial, em abril. Nos 50 m borboleta, é dono da terceira melhor marca do ano, com 23s39, feita no Troféu Maria Lenk, em maio, quando ainda estava 'pesado' por causa dos treinos. Entre os primeiros nos rankings dos 50 m e dos 100 m, no estilo livre, estão vários nadadores franceses que Cielo enfrentará no Open de Paris.

"Já sei quem serão os meus adversários (referindo-se ao Mundial de Xangai) e devo encontrar alguns deles, apesar de, no Paris Open, todo mundo estar liberado para nadar, não tem a regra de dois atletas por país em cada final. Mas o ranking, na verdade, não quer dizer nada. É ter como parâmetro, uma base de comparação, e tentar usar isso como motivação para escalar o primeiro lugar", disse Cielo.

Para os 100 m, sábado, Cielo disse que "seria legal conseguir nadar bem melhor do que no ano passado", quando terminou em quinto lugar. "Em 2010, em Paris, acabei fazendo uma prova bem ruim na final dos 100 m. Quero nadar bem melhor, tentar encaixar melhor os 100 m livre. No ano passado não encaixou e este ano ainda não consegui ter uma prova muito consistente", observou. Neste Open de Paris, Cielo vai nadar também os 50 m borboleta, no sábado. "Vou tentar ver o que dá para fazer nessa prova."

Apesar de liderar o ranking e ser um excelente velocista, Cielo prefere não falar em favoritismo nos 50 m livre, no domingo. "Não tem nem como imaginar o que vai acontecer nos 50 m. Essa é a grande jogada da velocidade. Nunca se sabe quando vai aparecer um maluco e fazer um supertempo. Seria bacana nadar mais rápido do que em 2010 (fez 21s55), quando eu bati o recorde da competição e fui o primeiro a conseguir nadar abaixo do tempo do Popov sem os trajes (que era de 21s64). Nadar melhor do que no ano passado os 50 m livre seria a principal meta na competição."

Para o técnico Alberto Silva, que orienta Cesar Cielo no Programa Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16) e é treinador da seleção brasileira, foi "muito bom sair de casa um pouco e focar apenas nos treinos", nos dez dias em que o time da natação ficou no Crystal Palace, em Londres. "Com certeza, o 'trio' treina, come e dorme fez bem ao grupo num momento importante", disse Albertinho, acrescentando que a alimentação, o hotel e também os locais de treinos eram todos muito bons. "Usamos bastante o bloco da Omega e o start eletrônico e as saídas foram apuradas", comentou. Para o Open de Paris, Albertinho tem boa expectativa. "O Cesão treinou muito bem em Londres. Acho que podemos pensar em boas marcas."

O site oficial da competição apresentou os Top 5 da velocidade no Open de Paris, citando Cesar Cielo, o chinês Yang Sun e os franceses Fabien Gilot, Yannick Agnel e Camille Lacourt. "O nome Cesar Cielo tornou-se indispensável no mundo da natação", diz o site, apresentando o brasileiro como o primeiro homem na história a ter nadado os 100 metros livre em menos de 47 segundos. Também relembra seus recordes mundiais nos 50 m (20s91) e nos 100 m (46s91), ambos no estilo livre. Acrescenta que são "duas provas em que o brasileiro é intocável". Ainda diz que Cielo ganhou mais destaque com as medalhas de ouro nas duas distâncias no Mundial de Piscina Curta de Dubai, em 2010.