Edivando Cruz e Roberta Stopa são os líderes da corrida pelas vagas para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em outubro, em Guadalajara, no México.
O sistema de pontuação adotado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para as duas primeiras etapas da seletiva foi a tabela classe 1 da União Ciclística Internacional (UCI).
A ultima etapa da seletiva que decidirá as vagas para o Pan-americano será entre os dias 15 e 17 de julho, em Caconde (SP), durante Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO.
As competições de Mountain Bike XCO no Pan serão realizadas no dia 15 de outubro. O Brasil terá direito a ser representado por duas vagas no Masculino, sendo a primeira decidida através da somatória do total de pontos nas três etapas da seletiva e a segunda vaga será do campeão brasileiro.
Caso o mesmo atleta venha a acumular a vaga por somatória de pontos e o título brasileiro a vaga será destinada ao segundo atleta mais pontuado na soma das três classificatórias. No Feminino o Brasil terá uma vaga disponível e será decidida pela somatória dos pontos nas três etapas da seletiva.