Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

O tiro esportivo nos Jogos Mundiais Militares do Rio

E-mail Imprimir PDF

Começaram na segunda-feira (18/07) as disputas de tiro esportivo dos 5o Jogos Mundiais Militares Rio 2011, que acontecerão até dia 24 no Complexo Olímpico de Deodoro, na capita fluminense. Em busca do ouro, atletas de 51 países disputarão provas que envolvem teste de precisão e velocidade no manejo da arma de fogo ou ar comprimido. Ao todo serão realizadas 16 provas no masculino e feminino, sendo oito na categoria pistola, quatro na categoria fuzil e quatro na categoria carabina. Para disputar as provas, a equipe brasileira militar conta com o suporte da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).

Pela manhã as equipes masculinas realizaram treinos na categoria fuzil standard 3 posições sendo, posição deitado, posição de pé e posição joelho somando 60 tiros. Também foram realizados dois treinos na categoria Carabina Deitado Feminino.

Na categoria pistola Fogo Central de 25 metros (precisão) as equipes masculinas iniciaram as baterias eliminatórias divida em três tempos. A equipe brasileira de tiro esportivo fez a melhor pontuação e saiu na frente com 875 pontos seguida pela equipe de Portugal. "A estreia da equipe brasileira de Tiro Esportivo foi excelente, mas ainda é cedo para comemorar", destacou o Coronel Drawanz, membro da equipe militar brasileira.

No feminino também ocorreram etapas eliminatórias na categoria pistola 25 metros (rápido) que consiste em 60 tiros, dividida em 3 estágios de 20 tiros. Cada estágio tem quatro séries de cinco tiros em 10, 8 e seis segundos. A Major Ana Luiza, que já conseguiu a vaga para Londres 2012, terminou o dia na quarta colocação no individual.

As competições de Tiro Esportivo dos V Jogos Mundiais são organizadas de acordo com a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e com os regulamentos do CISM para o esporte. Todas as provas têm disputas individuais e por equipe. Na competição por equipe, somam-se os resultados de três atletas de cada país.

O Tiro Esportivo terá quatro modalidades: pistola masculina 25m, com calibre 32, pistola feminina 25m, calibre 22, fuzil masculino 300m, e carabina feminina 50m. Cada atleta participará de duas provas em seu tipo de arma. A premiação será por equipe, do primeiro ao terceiro lugar, e individual, da mesma forma.