O santista Celso Filetti manteve a hegemonia da categoria master no Brasileiro de Canoas Havaianas, com três novas vitórias na Copa Brasil, disputada na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), no último final de semana (23 e 24/07). Ele faturou as categorias individual, duplas masculinas, remando com Fernando Teixeira, e ainda a OC6, todas na master. Porém, mais do que os primeiros lugares, ele comemorou a superação para chegar às conquistas.
É que um dia dantes das provas, num momento de lazer com os filhos, ele sofreu um acidente ao pular de uma ponte e foi parar no hospital, com cortes no antebraço (levando cerca de 10 pontos) e no peito. “Fiquei na dúvida de remar. Os médicos e amigos aconselharam repouso, mas fui para Cabo Frio para competir. Pensei assim, a pele é uma vestimenta. O que importa é o que está dentro, o coração, o espírito, a alma. E essas estavam na proteção de Deus, em harmonia”, contou o atleta.
E toda a preparação, dedicação e vontade fizeram prevalecer as boas atuações. No sábado, seu primeiro teste, competindo na OC6 master, na Eco Adventure, equipe recém-formada, com atletas de Santos, Peruíbe e Cabo Frio, com Remo Ecleck, Sussu, Marcelo Bluo, Gaúcho e novamente Fernando Teixeira. Vitória por quase dois minutos sobre a já tradicional Rio Va’a.
No domingo, garantiu o primeiro lugar na individual master, ainda sendo o sexto colocado na geral, entre 30 competidores, e depois levou nas duplas. “Deu para surfar muito de OC1. Foram vitórias muito importantes, porque vejo a master crescer a cada dia e estou com 47 anos e competindo contra atletas mais jovens, com 40. É uma boa diferença. Além disso, fiquei em sexto. Foi um campeonato perfeito. Três provas, três ouros”, falou.