Esporte & Cia

Thursday, May 02nd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo é campeão dos 50 m livre no Troféu José Finkel

E-mail Imprimir PDF

O campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial dos 50 m livre, Cesar Cielo, mostrou que segue imbatível nas prova mais rápida da natação. O nadador do Flamengo venceu os 50 m livre, com 21s97, no Troféu José Finkel, o Absoluto de Natação, na quarta-feira (31/8), na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. E dividiu o pódio com o companheiro do Flamengo Nicholas dos Santos, que ficou com a medalha de prata, em 22s28. Bruno Fratus levou o bronze (22s57).

"Foi uma prova boa e o tempo melhor do que eu esperava para as minhas atuais condições (nadou o Mundial, não teve férias e se prepara para o Pan). Vou focar nos Jogos Pan-Americanos, tentar manter a forma e ver se consigo repetir ou chegar perto dos tempos do Mundial lá em Guadalajara." Mesmo sem fazer a prova perfeita tecnicamente - disse que não gostou da largada e que respirou uma vez, o que, normalmente, tenta não fazer nos 50 m livre - o tempo de 21s97 surpreendeu. "Foi bom, sei que posso buscar melhor tempo no Pan."

Cielo elogiou o companheiro de Flamengo e de pódio nos 50 m livre, Nicholas dos Santos. "O velhinho é esperto", brincou, referindo-se à experiência do companheiro também de treinamento no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16). "Tenho uma relação muito boa com ele. Dos meus adversários, é com ele que tenho a melhor relação. A gente se ajuda. Se você tem medo de ajudar alguém, já perdeu. Ele é perigoso, sim. Fez um tempo bom, nadou para 22s2. Também gostei do meu tempo. Acho que num clima de competição com grande adrenalina e mais descansado dá para melhorar. No Pan, essa adrenalina vai aparecer e acho que posso nadar bem perto dos tempos do tempo do Mundial (21s52, foi a marca da medalha de ouro em Xangai)", frisou Cielo.

O velocista havia nadado as eliminatórias e as semifinais de sunga, sem compromisso com tempo para essa fase de preparação. "Não nadei de sunga hoje para não passar a impressão de que não estou em busca de vencer, de somar pontos para o Flamengo. Por respeito à competição, deixei a sunga de lado. Minha mãe mandou eu nadar de bermuda", brincou Cielo, que usou a bermuda azul da Arena.

Sobre o enorme assédio da garotada do Minas Tênis Clube - que vem recebendo desde o primeiro dia de competições -, Cielo disse que era mais tímido quando tinha a mesma idade dos garotos das categorias de base dos vários esportes que o procuram. "Eu era mais contido, mas acho bacana, principalmente vindo dos meninos e meninas. Sei que é uma manifestação pura, eles gostam de você, querem fotos, autógrafo. Acho importante o contato com eles."

Nicholas dos Santos também ficou feliz com o resultado da prova. "Estou satisfeito. Este é o meu melhor tempo do ano nos 50 m livre. Foi muito bom nadar 22s28. Agora, vamos ver se deu tempo para eu descansar para os 100 m livre (as eliminatórias da prova serão nesta quinta-feira (1/9), a partir das 18 horas). Quero buscar um lugar no pódio para o Flamengo também nos 100 m livre."