O jovem e promissor skatista Raul Roger, de 16 anos, venceu no sábado (17/09) a disputa do Skate Vertical amador, e garantiu a sua terceira vitória no Jump Festival. Na sétima edição do evento, em São Bernardo do Campo (SP), Raul não deu chance para os rivais, terminando o campeonato com pouco mais de três pontos de vantagem (88,00) para o segundo colocado, Carlos Niggli, (84,33).
"É muito legal ganhar o Jump de novo. A experiência que eu adquiro com uma vitória como essa conta muito. Foi a primeira vez que veio minha família inteira e meus melhores amigos, e me senti inspirado para fazer uma apresentação bonita e mostrar para o pessoal que tudo o que eu tenho feito está dando resultado. Vou treinar bastante para a etapa em São Paulo, para tentar passar e enfrentar os profissionais, tentar estar no meio deles e buscar o nível deles. Quero passar para profissional, mas tenho que subir e manter o nível, e para isso é necessário muito esforço", disse o campeão.
A briga pela segunda posição também foi acirrada. Carlos Niggli e Diego da Silva, o Bigode, forçaram as manobras para garantir a melhor colocação. "O Raulzinho saiu na frente, mas nós estamos bem parecidos. Então, um estava forçando o outro a fazer o melhor, e isso foi bem legal", comentou Niggli.
Os três estão classificados para a super final da categoria amador, no Jump Festival de outubro, que irá acontecer em São Paulo. Além dos três que garantiram vaga na competição em São Bernardo, mais três atletas serão definidos em São Paulo. Esses seis disputam uma vaga no campeonato com os profissionais.
"Agora que estamos garantidos na super final, podemos ficar um pouco mais tranquilos, mas ao mesmo tempo temos de treinar muito, planejar novas manobras para a super final. Antes dos profissionais, temos de superar o Raulzinho, o Italo Penarrubia e Leonardo Ruiz", analisou Diego da Silva.
O skatista profissional Geninho Amaral foi um dos juízes do skate e avaliou o nível dos atletas. "Pelo ponto de vista do incentivo ao atleta amador, vai ser bom eles terem essa chance para estarem crescendo. Eu acho uma ideia legal por este lado. Se você olhar, os amadores estão andando em um nível bom ultimamente. Com 17 anos, eu passei para o profissional e foi exatamente deste jeito, convidado para um evento de profissionais, como amador. Se fosse comigo hoje, eu treinaria mais ainda para aproveitar esta oportunidade" , concluiu.
Classificação final do skate vertical:
1º - Raul Roger
2º - Carlos Niggli
3º - Diego da Silva
4º - Alan Resende
5º - Gabriel Machado
6º - Marcelo Colella
7º - Victor Sposito
8º - Renata Paschini
9º - Elio Fagundes
10º - Ricardo Nicolete