Foi realizada no domingo (16/10), a última rodada da primeira etapa da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). O Flamengo já entrou classificado, mas Paulistano, Pinheiros e Franca
disputavam as últimas duas vagas. Emoção garantida até o final.
Primeiro jogo decisivo do dia, Flamengo e Franca entraram em quadra com objetivos diferentes. O time carioca queria fechar a competição com 100% de aproveitamento, enquanto o Franca buscava uma vitória a qualquer custo para ficar entre os três classificados para o hexagonal semifinal.
O equilíbrio entre as duas equipes foi a tônica do primeiro quarto, com as defesas suplantando os ataques. No final a dupla Gegê/Fred Duarte funcionou e o Flamengo terminou o quarto na frente: 17 a 12. O jogo ficou muito mais pegado no segundo quarto. Não tinha bola perdida. Mais tranqüilos na partida, e aproveitando os diversos lances livres que tiveram, os cariocas conseguiram abrir vantagem, fechando a parcial em 37 a 27. Gegê, do Flamengo, foi o destaque da primeira etapa com 12 pontos (nove em lances livres). Taddei, com nove, foi o melhor de Franca.
Franca voltou para o tudo ou nada no segundo tempo, mas foi o Flamengo que, com muita disposição, ditou o ritmo abrindo 17 a 0 no período. Mostrando muito entrosamento e um ótimo jogo de equipe, os cariocas ampliaram a vantagem, deixando Franca sem reação. O quarto terminou em 66 a 30 para o time do Rio de Janeiro. Com a partida praticamente definida, o último período foi menos intenso e mais equilibrado. No final, vitória do Flamengo por 86 a 50. Fred Duarte, do Flamengo foi o nome do jogo, com 21 pontos e 15 rebotes.
Com esta vitória, o Flamengo terminou a primeira etapa da LDO na liderança isolada, com sete vitórias em sete partidas. "Crescemos muito durante a competição e fomos passando etapa por etapa até chegar na partida de hoje, com chances de voltar para casa sem derrotas. Conseguimos nosso objetivo. Estou muito satisfeito", disse o comandante da equipe carioca, Paulo Chupeta, após a vitória. Franca, por sua vez, teve que esperar o resultado entre Paulistano e Pinheiros para saber se iria ou não para o hexagonal semifinal da LDO.
Para fechar a primeira etapa da LDO com chave de ouro nada melhor do que um super clássico regional. Rivalidade à toda prova envolvendo Pinheiros e Paulistano. O Paulistano entrou já classificado, graças à vitória do Flamengo contra Franca. Já o Pinheiros precisava da vitória a qualquer custo. E por isso, o time foi com tudo para cima do adversário e logo abriu uma grande vantagem no placar. O primeiro quarto terminou com vitória do Pinheiros por 25 a 11. O Paulistano melhorou a marcação no quarto seguinte e conseguiu a virada no final do primeiro tempo: 38 a 37.
O Paulistano voltou com moral para o segundo tempo de partida e apostando na defesa e nos chutes de fora ampliou a diferença, fechando o período em 62 a 54. No quarto decisivo, o Pinheiros conseguiu encostar no placar. Fruto de um ótimo trabalho defensivo. A partida ficou lá e cá com ótimas jogadas. Mas, no final o Paulistano contou com um ótimo aproveitamento nas bolas de três para vencer a partida por 92 a 80. "Mesmo desfalcado conseguimos fazer uma ótima partida. Hoje pude assumir as ações em alguns lances e acertar arremessos importantes. Estou muito feliz com a vitória e a classificação", disse o ala-armador Felipe, do Paulistano, cestinha da partida
com 25 pontos.
Quem se deu bem com a vitória do Paulistano foi Franca, que acabou ficando com a vaga pelo saldo de cestas, após tríplice empate com Pinheiros e Joinville. Portanto, Flamengo, Paulistano e Franca estão classificados para o hexagonal semifinal da LDO.
Outras partidas da última rodada
Outras duas partidas válidas pela última rodada envolveram equipes já sem chances de classificação para o hexagonal final. Na primeira partida do dia, o Limeira derrotou o Tijuca Tênis Clube por 77 a 49 com excelente atuação do pivô Kesley, que anotou 21 pontos, 10 rebotes, quatro assistências e sete recuperações de bola, garantindo a segunda vitória do time na LDO.
Já o Joinville se recuperou das três derrotas consecutivas vencendo o jovem time de Araraquara por 78 a 38. Os catarinenses entraram em quadra decididos a deixar a competição com uma convincente vitória e foi o que ocorreu. Focados e determinados, os jogadores de Joinville souberam defender com precisão, e no ataque mais uma vez a equipe contou com o bom aproveitamento do ala Bruno, cestinha do jogo com 20 pontos. Com esta vitória Joinville terminou a competição com cinco vitórias e três derrotas.
Confira a classificação final do Grupo A da LDO:
1º - Flamengo
2º - Paulistano
3º - Franca
4º - Joinville
5º - Pinheiros
6º - Limeira
7º - Tijuca Tênis Clube
8º - Araraquara