Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

A 1ª edição do Over Limits, acontece de 25 a 27/11

E-mail Imprimir PDF

A primeira edição do Over Limits, que acontece de 25 a 27 de novembro, na praia da Ferrugem – canto sul, em Garopaba (SC), já vem empolgando os competidores das três modalidades em disputa Jet Waves (manobras com jet nas ondas), Sling Shot (surf aéreo) e Paraquedismo Swoop (pouso radical). O piloto André Silveira, o paraquedista Fábio Brandt e o freesurfer Igor Morais são unânimes em apostar no sucesso da competição, que distribuirá a premiação total de R$ 40 mil. As disputas acontecerão diariamente das 8 às 18 horas.

O gaúcho André Silveira, de Porto Alegre, elogiou a iniciativa. “É uma novidade muito legal, reunir outras modalidades. Acredito que essa diversificação, proporcionará mais atrativo a quem for assistir. Teremos um público diferenciado, que possibilitará uma maior divulgação do evento. Tem tudo para ser um sucesso. Pretendo apresentar alguma manobra nova, que já estou treinando”, afirmou o campeão brasileiro de jet waves 2010, na categoria AMA.

O paulistano Fábio Brand também está motivado com a realização do Over Limits. “Acho uma iniciativa incrível, com ótimo apelo visual para o público, reunindo esportistas de diversas culturas. Acredito que o Swoop tem muito a ganhar com essa competição. Já venho me preparando para as disputas, com treinos em todos os finais de semana, focando os pousos em locais específicos e pré-definidos, tentando otimizar a técnica para a melhora no rendimento. Nesta modalidade são fundamentais a concentração, boa alimentação, foco e treinamento”, argumentou o paraquedista que pratica a modalidade desde 2001 e tem no currículo os títulos brasileiros de pilotagem de velame, e de skysurf em 2004 e vencedor do Red Bull Swoop, disputado em 2005, em Curitiba.

O paulista Igor Morais, de São Sebastião, não esconde a empolgação com o Over Limits. “A tendência de promover uma competição, reunindo três diferentes esportes, é de êxito. A mídia se interessa por esse tipo de evento, os próprios praticantes e, tudo isso somado acaba fazendo uma grande competição e ninguém quer ficar de fora. Especificamente no caso do Sling Shot, é um importante espaço que se abre, pois até agora era apenas uma pratica, feita por alguns atletas. Com o Over Limits, acredito que ele irá crescer e, quem sabe virar uma categoria, assim como existe o Tow-in. O surf tradicional é limitado, porque depende de vários fatores. Se a onda está pequena fica impossível a prática, se está ventando muito, também dificulta. O Sling Shot te dá uma chance a mais de aproveitar esses dias que seriam perdidos. Vi muito isso na Austrália. No Sling Shot você já entra na onda com velocidade, fator fundamental na hora de manobrar, além de buscar qualquer sessão de onda com mais facilidade”, ressaltou.

O Over Limits terá início na sexta-feira (25), com as primeiras chaves classificatórias para Jet Waves e Sling Shot e continuam no sábado (26) até a bateria final marcada para o domingo (27). Os competidores serão avaliados por um júri especializado. Todas as baterias serão disputadas homem a homem, sendo seis minutos para as baterias de Jet Waves e 10 minutos para Sling Shot. As competições dessas duas modalidades (que irão intercalando suas baterias) serão interrompidas a cada 40 minutos para o salto do Paraquedismo Swoop, que também terá um júri para avaliar a performance dos participantes.

Sobre o Over Limits

Over Limits é um evento esportivo que reúne os melhores atletas do País e um júri especializados em três modalidades radicais: Jet Waves, Sling Shot e pára-quedismo Swoop. Nesta primeira edição, as competições acontecem entre os dias 25 e 27 de novembro, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.