Definidos os finalistas do Campeonato Brasileiro de Rugby XV - Super 10. São José e Bandeirantes confirmaram o favoritismo e decidem o título de 2011 no sábado (19), a partir das 21h30. Na noite deste sábado (12), os joseenses venceram o SPAC por 17 a 12, enquanto o Bandeirantes fez 20 a 13 no Pasteur.
Jogando no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), os primeiros a entrar em campo foram São José e SPAC. Em uma partida equilibrada e com pontuação cheia de penais, o jogo foi definido a 10 minutos do final, com um try de Rafael Dawailibi para a equipe joseense.
"Eu sabia que o try viria. Esperávamos um jogo difícil, mas até o final a gente não deixou de acreditar. Agora vamos pra final preparados para o título", afirmou o autor do único e decisivo try da partida.
Já no clássico paulista, o Bandeirantes entrou favorito, pois foi o time de melhor campanha na primeira fase. Porém o Pasteur estava concentrado e bem armado no início do primeiro tempo deixando o jogo equilibrado. Aos poucos, o Band fez valer sua experiência e, mesmo com um jogador expulso na segunda etapa, assumiu o controle da partida, terminando em 20 a 13.
"Cometemos erros por ansiedade, afinal semifinal sempre é um jogo difícil. Agora é acertar os detalhes para a final e ir para o título", explicou Fernando Portugal, abertura do Bandeirantes e capitão da seleção brasileira de rugby sevens.
As semifinais foram transmitidas ao vivo pelo Sportv. Foi a primeira vez que os jogos do campeonato nacional tiveram transmissão na integra e em tempo real. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) saiu satisfeita com o resultado da parceria e das transmissões.
Os jogos - São José e SPAC fizeram uma partida duríssima, que começou com o time da capital paulista pressionando bastante e saindo na frente do placar com dois penais, convertidos por João Pires, o Torosso. A vantagem durou até os 17 minutos, quando a equipe joseense chegou ao empate, também com dois penais, convertidos por Lucas Duque, o Tanque.
O time do Vale do Paraíba mostrou muitos erros na primeira etapa, mas no segundo tempo, mudou a postura e entrou no jogo. Contudo, o SPAC mostrou um jogo simples e eficaz, e a cada ponto do São José, logo vinha o empate. O placar de 12 a 12 durou até os 33 minutos da segunda etapa, quando Rafael Dawailibi definiu a história do jogo com um try, sem conversão, fechando o placar em 17 a 12 para o time do interior.
"Eles souberam aproveitar a vantagem numérica, já que tomamos um amarelo aos 25 minutos. Mas o SPAC lutou até o final e foi bem. Só faltou pontuar", comentou Leandro Amaral, o Leco, abertura do SPAC.
Na segunda partida da noite, o Pasteur entrou bem, mas foi o Bandeirantes quem abriu o placar convertendo dois penais com Juli. Depois disso o time da Vila Mariana dominou a partida, marcando ainda um try de Eduardo Garcia e fechando o primeiro tempo em 11 a 6.
No segundo tempo, o Band ainda ampliou o placar até 20 a 6 com mais dois penais de Juli e um drop goals de Jacob. O Pasteur até esboçou uma reação marcando um try aos 35 minutos com Marcos Correa e conversão de Maurício Graghi. Porém, a vantagem do Band definiu o placar em 20 a 13.
"Gostei da atuação da equipe. Caímos com o penal, levando 15 pontos. Mas estou satisfeito com o desempenho da equipe", relatou Paulo Meireles, o Teco, técnico do Pasteur.
A partida será realizada no sábado, dia 19, às 21h30, no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), com entrada gratuita ao público.
Resultados das Semifinais:
SPAC 12 X 17 São José
Arbitragem: Henrique Platais
Bandeirantes 20 x 13 Pasteur
Arbitragem: Ricardo Sant’Anna
Final:
Bandeirantes x São José
19 de novembro - 21h30
Estádio Municipal Hermínio Espósito - , Embu das Artes (SP)
Entrada gratuita
Maiores pontuadores
1º Juli (Bandeirantes) - 88 Pontos
1º Tanque (São José) - 66 pontos
2º Ige (Desterro) - 45 pontos