Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fabiana Murer inicia preparação para Londres/2012

E-mail Imprimir PDF

A campeã mundial Fabiana Murer, atleta do Clube BM&FBOVESPA, deu início à preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, nesta semana, em uma clínica com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, em São Paulo. "É bom ter o Vitaly por perto agora. Já foi positivo ele ser o consultor do salto com vara no Mundial de Daegu. Depois que deixou de treinar a Yelena (Isinbayeva, recordista mundial), tem mais tempo para os nossos saltadores. E ficar perto dele será importante para eu saltar uns centímetros a mais em busca de uma medalha olímpica nesta temporada", disse Fabiana.

A atleta, primeira campeã do atletismo brasileiro em um Mundial, em Daegu, terá um dezembro bem tranquilo, com exercícios de alongamento, fortalecendo músculos e tendões para não ter lesões na temporada, e trabalhando para ganhar força e resistência. Em janeiro e fevereiro treinará em Lisboa (POR), ao lado dos companheiros de Clube BM&FBOVESPA Fábio Gomes da Silva, Karla Rosa e Thiago Braz, para continuar o trabalho com Vitaly Petrov e o técnico Elson Miranda.

A disputa de um Grand Prix no Brasil, em maio, será a primeira competição de Fabiana em 2012. Ainda compete no Troféu Brasil, pelo Clube BM&FBOVESPA, antes de fazer duas ou três provas da Diamond League. "É só isso, para entrar no ritmo, acertar a vara, acertar a marca... E depois a Olimpíada. Desde 2005 não faço um período tão longo de treinamento. Mas planejamos isso mesmo, ter poucas competições antes da Olimpíada", observou.

Fabiana ainda quer "chegar aos 4,90 m, saltar perto dos 5 metros e estar no bolo das atletas do salto com vara feminino que vão brigar por medalha olímpica". "Ganhar qualquer medalha olímpica seria muito bom, mas vou passo a passo, primeiro buscando o índice, que tem de ser feito em 2012, trabalhando velocidade, força e, principalmente, a técnica."

É nisso - melhorar cada vez mais sua técnica - que entra o trabalho do técnico ucraniano que treinou Serguei Bubka, ainda hoje o recordista mundial do salto com vara masculino e referência mundial no atletismo. Vitaly Petrov foi contratado como consultor para a prova do salto com vara pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) até 2012. E deverá ajudar no desenvolvimento do salto com vara até 2016.

Entre os atletas do País que treinarão com o técnico em 2012 estão Fabiana Murer, campeã mundial e recordista sul-americana, Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano da prova e 8º no Mundial de Daegu, e o jovem Thiago Braz, medalha de prata na Olimpíada da Juventude, todos do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Se para Fabiana e Fábio o objetivo é a Olimpíada, para Thiago a meta é a disputa do Mundial Juvenil de Barcelona, em julho.

O técnico Elson Miranda, também do Clube BM&FBOVESPA, explicou que esse tipo de trabalho desenvolvido por Vitaly Petrov com os brasileiros serviu, inclusive, de modelo para a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). "O Bubka, que é diretor da IAAF, quer trabalhar para o desenvolvimento de provas como o salto com vara em várias regiões do mundo, atuando com grupos de atletas e técnicos", observou Petrov, que passou a fazer intercâmbio com Elson e Fabiana em 2001.