Esporte & Cia

Thursday, May 02nd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Pelo NBB, Flamengo bate Brasília em clássico no Rio

E-mail Imprimir PDF

No principal clássico do basquete nacional, melhor para o Flamengo. Diante do Brasília, no sábado (26/11), a equipe rubro-negra deslanchou, alcançou o placar centenário e saiu de quadra com a vitória, 110 a 72.

Marcelinho foi o grande nome da partida. O ala por pouco não alcançou seu primeiro triplo-duplo na história do NBB e deixou a quadra com 25 pontos, nove rebotes e oito assistências. Do outro lado, Rossi e Fábio dividiram o posto de cestinhas, com 20 pontos cada.

Antes do início da partida, uma forte chuva atingiu a cidade do Rio de Janeiro o que, aliado ao forte calor, elevou a umidade, deixando a quadra escorregadia em alguns pontos. Mesmo com as adversidades, o Flamengo não se intimidou e logo no primeiro quarto começou a construir sua vitória.

Com o ala Marcelinho inspirado - foram dez pontos no primeiro quarto -, o time carioca contou também com uma pontaria calibrada nos tiros de 3 pontos. Dos sete arremessos tentados nos primeiros dez minutos, cinco foram convertidos.

Por uma opção do técnico José Vidal, o quarteto formado por Nezinho, Alex, Arthur e Giovannoni atuou apenas nos primeiros cinco minutos de jogo, depois deram lugar aos reservas. Quem aproveitou a oportunidade foram os alas Fábio e Rossi, que mostraram pontaria nos arremessos de fora, e o ala/pivô Ronald, que conseguiu bons lances dentro do garrafão.

Mas o Flamengo, com todos os seus titulares em quadra, não deu chances ao rival. No intervalo a vantagem já batia a casa dos 20 pontos, 54 a 33.

No segundo tempo os rubro-negros mantiveram ritmo e ampliaram ainda mais a diferença. A dupla Marcelinho e Leandrinho era a locomotiva da equipe. Juntos, somaram 47 pontos, que ajudaram o Flamengo a consolidar a vitória.

"A gente teve uns problemas na partida, mas o trio de arbitragem entendeu que havia condições de jogo e o importante foi a vitória. É sempre importante vencer, principalmente um rival como o Brasília", disse Marcelinho.

Caçulas vencem

Sábado histórico para duas equipes do NBB. Os estreantes Liga Sorocabana e Tijuca conseguiram suas primeiras vitórias na temporada 2011/2012. O time do interior de São Paulo superou o Joinville, em casa, por 77 a 63, enquanto os cariocas venceram o Minas, em Belo Horizonte, por 73 a 62.

Logo no segundo jogo do NBB, a Liga Sorocabana conquistou sua vitória. Liderados pelo pivô Mineiro, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes, os paulistas venceram diante de sua torcida a primeira na competição.

Já o Tijuca, uma vitória importante fora de casa, após três derrotas no NBB. O pivô Coloneze foi o destaque do time carioca com 18 pontos e nove rebotes. Pelo Minas, o argentino Luciano Gonzalez foi o cestinha, com 19 pontos.

Bauru é o novo líder

O Bauru é o novo líder do NBB. A equipe do interior paulista recebeu o São José, no Ginásio da Luso, e contou com uma virada no último quarto para superar o rival, por 84 a 78. Com o resultado, Bauru, agora, é o único time invicto na temporada 2011/2012.

Douglas Nunes foi o nome da noite. Com 28 pontos, sendo 14 deles no último quarto, o ala/pivô foi o principal responsável pela virada bauruense no período decisivo. Já do lado joseense, o pivô Murilo foi o cestinha, com 23 pontos, além de contribuir com nove rebotes.

O Pinheiros voltou a vencer no NBB ao superar o Franca, em casa, por 102 a 69. Sem dar chances ao rival paulista, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari dominou a partida desde os primeiros minutos e contou com 22 pontos do pivô Rafael Mineiro.

Estreando pela equipe, o ala/armador norte-americano Kevin Sowell começou como titular e deixou a partida com 13 pontos, sendo o cestinha de Franca na partida, que também marcou as estreias de Jermaine Johnson e Eddie Basden.

Fazendo sua segunda partida no NBB, o Limeira foi ao Espírito Santo encarar o Vila Velha e conquistou a primeira vitória na temporada 2011/2012, 99 a 51. Sem sustos, os paulistas contaram com 16 pontos do ala Diego e com um duplo-duplo do pivô Daniel Alemão, dez pontos e 11 rebotes. Pelo time capixaba, o armador Jefferson foi o cestinha com nove pontos, seguido pelo pivô Marcão e pelo ala Isaac, ambos com oito.

Confira os resultados da quarta rodada do NBB:

26/11 (Sábado)
Flamengo 110 x 72 Brasília
Minas Tênis Clube 62 x 73 Rio de Janeiro
Paulistano 94 x 81Uberlândia
Pinheiros 102 x 69 Franca
Bauru 84 x 78 São José
Liga Sorocabana 77 x 63 Joinville
Vila Velha 51 x 99 Limeira