Hizunomê Bettero é o grande campeão do Maresia Paulista de Surf Pro 2011, que teve a terceira etapa encerrada neste domingo, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O vencedor da última prova do ano foi David do Carmo, da Praia Grande (SP). Este foi o segundo título estadual de São Paulo do surfista de Ubatuba.
O primeiro foi alcançado em 2005. "Estou feliz com o título de um dos mais fortes circuitos do País. Ainda mais do jeito que foi, no sufoco por ter sido eliminado nas oitavas-de-final", disse Hizunomê Bettero, que já havia sido campeão paulista em 2005. De prêmio o ubatubense ganhou uma moto 0Km oferecida pela rede de lojas Tent Beach e uma viagem com tudo pago para surfar em El Salvador, cortesia da Nias Tour.
O campeão disse que assim que foi desclassificado preferiu sair da praia com a esposa e o filho para não ficar "secando" os adversários que poderiam superá-los. "Só fiquei sabendo que tinha sido campeão quando minha mãe ligou de Ubatuba e me avisou", afirmou. A atitude de Hizunomê se explica porque muitos surfistas continuaram com chances de ultrapassá-lo no ranking após sua eliminação junto com outro candidato, o fluminense Victor Ribas.
Ainda nas oitavas, caíram Luan Carvalho, Beto Fernandes e Dodo Veiga, os três da Praia Grande. Nas quartas-de-final foi a vez de Ícaro Rodrigues, Ricardo Ferreira, Gustavo Araújo, Magno Pacheco e Gilmar Silva darem adeus ao título. A definição ficou para as semifinais, com um único surfista com chances de tirar a taça de Hizunomê: Gustavo Henrique. Caso o também atleta de Ubatuba avançasse para a bateria decisiva, seria o campeão. Contudo, não teve êxito e o conterrâneo festejou.
A recompensa para Gustavo Henrique veio, pois ele garantiu presença no Brasil Surf Pro 2012, a elite do Circuito Brasileiro, justamente porque Hizunomê está bem posicionado no ranking nacional e a vaga destinada à Federação Paulista de Surf (FPS) ficou para o vice-campeão estadual. "Faltou pouco, mas estou contente com a vaga e porque o título ficou com Ubatuba. Foi um ano fantástico para mim", comentou.
O Grande Vencedor - David do Carmo não conseguiu esconder a emoção quando foi declarado vencedor da terceira etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2011. Abraçou a namorada e não conteve as lágrimas, ainda mais depois que foi abraçado pelos surfistas da Praia Grande. "Minha mãe disse que eu iria ganhar desta vez e eu não levei muita fé. Veja no que deu", enfatizou.
Na final, ele superou nos últimos segundo o ubatubense Saulo Júnior, que liderou por quase toda a bateria. Em terceiro lugar ficou Daivid Silva, do Guarujá, seguido de Giancarlo Zampieri, de São Sebastião (SP). De prêmio, faturou R$ 8 mil.
Overboard Expression Session - Gustavo Henrique, de Ubatuba, ganhou R$ 1 mil de prêmio por ter sido o vencedor da Overboard Expression Session. Com um aéreo 360º de front side, ele superou Ígor Morais, de São Sebastião, e Flávio Nakagima, este último integrante do "Team Maresia".
Classificação - 3ª etapa
1º David do Carmo (Praia Grande)
2º Saulo Júnior (Ubatuba)
3º Deivid Silva (Guarujá)
4º Giancarlo Zampieri (São Sebastião)
5º Halley Batista (PE) e Vitor Meira (PB)
7º Flávio Nakagima (Praia Grande) e Gustavo Henrique (Ubatuba)
Ranking do Circuito - Final
1º Hizunomê Bettero (Ubatuba), 1.760 pontos
2º Gustavo Henrique (Ubatuba), 1.685
3º Gustavo Araújo (Ubatuba), 1.630
4º Luan Carvalho (Praia Grande), 1.620
5º Magno Pacheco (Guarujá), 1.555
6º Victor Ribas (RJ), 1.530
7º Saulo Júnior (Ubatuba), 1.480
8º Alex Ribeiro (Praia Grande), 1.420
9º Ricardo Ferreira (Praia Grande), 1.320
10º Flávio Nakagima (Praia Grande), 1.309
11º Beto Fernandes (Praia Grande), 1.260
12º David do Carmo (Praia Grande), 1.240
13º Gilmar Silva (Guarujá), 1.220
14º Giancarlo Zampieri (São Sebastião), 1.214
15º Evandro Lima (São Vicente), 1.140
16º Dodo Veiga (Praia Grande), 1.120