Esporte & Cia

Sunday, May 05th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Nicolás Almagro (ESP) é tricampeão do Brasil Open

E-mail Imprimir PDF

A edição de 2012 do Brasil Open mudou de cidade - da Costa do Sauípe para São Paulo -, mas uma coisa permaneceu igual: o campeão. O espanhol Nicolás Almagro, vencedor das edições de 2008 e 2011 do torneio, na Bahia, se tornou o maior vencedor da história do ATP brasileiro ao conquistar seu terceiro título, neste domingo, num Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães lotado com quase 10 mil pessoas.

Atual número 11 do ranking da ATP, Almagro derrotou na decisão o surpreendente italiano Filippo Volandri, com parciais de 6/3 4/6 6/4 e chegou a seu 11º título de torneio ATP na carreira, todos em quadras de saibro. Logo ao fim da partida, o espanhol tricampeão vestiu uma camiseta com a inscrição "Eu amo o Brasil".

"Obviamente tenho uma relação especial com o Brasil e estarei sempre feliz de poder retornar ao país. Queria deixar isso claro, e por isso a camiseta", contou o espanhol após a vitória. "Não foi meu melhor dia aqui, mas, de qualquer forma, eu soube controlar os momentos importantes. E é bom sair campeão de um torneio sabendo que ainda se pode jogar melhor", concluiu Almagro, cujo resultado ratificou ainda a hegemonia da Espanha na chave de simples do Brasil Open: foi o sexto título do país em 12 edições - os cinco últimos, de forma consecutiva.

Apesar da derrota, a ocasião também foi especial para o italiano Volandri, que, após ter ficado fora do top 250 com problemas físicos e extra quadra, voltou a disputar um final de torneio - algo que não acontecia desde 2006. "Esta semana é especial. Significa muitíssimo para mim voltar a uma decisão depois de mais de cinco anos, e fazê-lo aqui, diante de quase dez mil pessoas, foi incrível. Vai me dar muita confiança para o futuro."

Soares é bi
Pelo segundo ano seguido, o título de duplas do Brasil Open ficou com um tenista da casa. E, assim como em 2011, foi o mineiro Bruno Soares que fez a festa diante da torcida. Em grande jogo no Ginásio do Ibirapuera, ele e o norte-americano Eric Butorac, cabeças de chave número 1, venceram o também mineiro André Sá e o eslovaco Michal Mertinak por 3/6 6/4 10/8 no match tiebreak.



"Foi uma ótima sensação levantar a taça pelo segundo ano, principalmente porque estamos começando a parceria. Ganhar um título em casa é sempre especial", explicou Soares, de 29 anos, que no ano passado, ainda na Costa do Sauípe, havia faturado o título do Brasil Open ao lado de Marcelo Melo. No geral, o Brasil soma quatro títulos no torneio.

Sucesso absoluto

As quase 10 mil pessoas que acompanharam a decisão do Brasil Open coroaram o êxito da primeira edição do torneio realizada em São Paulo. No total, ao longo da semana, foram mais de 45 mil ingressos vendidos - um número que fez a alegria da organização. "Se o número fosse de 30 mil ingressos, eu já estaria satisfeito. Quarenta e cinco mil foi uma cifra muito além da nossa expectativa e só mostra quanto fez sentido a mudança para São Paulo", comemorou o gerente geral do Brasil Open, Luiz Procopio Carvalho. "Com isso, ficamos ainda mais animados para traçar planos ambiciosos para este torneio."

Resultados do domingo, 19 de fevereiro:

- Nicolás Almagro (ESP) d. Filippo Volandri (ITA) - 6/3 4/6 6/4

- Eric Butorac (EUA)/Bruno Soares (BRA) d. Michal Mertinak (SVK)/ André Sá (BRA) - 3/6 6/4 10/8