O São José superou, no sábado (25/02), o Flamengo, fora de casa, por 85 a 79, e não só roubou a segunda colocação do rival, como também quebrou um tabu de 10 jogos contra o adversário no NBB. Os paulistas estão, agora, com 16 vitórias em 21 jogos (76,1% de aproveitamento), um triunfo a mais que os cariocas.
O pivô Murilo foi o cestinha do São José, com 19 pontos, seguido pelo ala/pivô Jefferson, que anotou 18. O principal pontuador da partida, no entanto, foi o ala Marcelinho, com 27 pontos.
"Não estávamos pensando no tabu, o nosso objetivo era ganhar o jogo e subir para a segunda posição. Nosso time estava focado desde o começo, marcamos forte e a vantagem de 20 pontos no terceiro quarto, nos deu uma boa oportunidade de fecharmos o jogo", afirmou o pivô do São José, Murilo.
O Brasília segue em alta no NBB. No mesmo sábado, os atuais bicampeões nacionais superaram o Limeira, fora de casa, por 83 a 77 e chegaram ao sexto triunfo seguido. Com o resultado, os cadangos seguem firmes no G4 e já sonham em chegar a liderança da competição.
Guilherme Giovannoni foi o cestinha da partida, ao lado do companheiro Nezinho, ambos com 19 pontos. O armador ainda quase chegou ao duplo-duplo, ao distribuir nove assistências. Na equipe limeirense, o dominicano Ronald Ramon foi o destaque, com 18 pontos, seguido pelo pivô Daniel Alemão, com 17.
Tentando alcançar os candangos, o quinto colocado Uberlândia venceu o Bauru, em casa, por 96 a 80, e alcançou sua 15ª vitória em 22 partidas (68,1% de aproveitamento). O ala Soró foi o cestinha do Uberlândia na partida, com 19 pontos, mas o time mineiro teve uma série de destaques, com os duplos-duplos de Robby Collum (13 pontos e 15 assistências) e Estevam (14 pontos e 11 rebotes). O cestinha do jogo, no entanto, foi o armador do Bauru, Larry Taylor, com 22 pontos.
O Tijuca/Rio de Janeiro voltou a vencer no NBB após três jogos ao superar o Joinville, em casa, 91 a 89. Foi a sétima vitória da equipe carioca em 22 jogos disputados e o resulto recolocou o time na briga por um lugar nos playoffs. O cestinha da equipe foi o armador Manteguinha, com 18 pontos. Do outro lado, André Góes e Rashad Bishop foram os destaques, com 22 pontos cada.
Também na briga pelos playoffs, o Minas Tênis Clube superou o Araraquara, 83 a 81. O ala/armador Cauê Borges foi o cestinha da partida, anotando 21 pontos para os mineiros. Seu companheiro de equipe, o pivô Guilherme saiu de quadra com um duplo-duplo, 12 pontos e 11 rebotes. Pelo paulista, Luisinho, com 17 pontos, e Ricardo Azevedo, com 15, foram os principais jogadores.
Mais cedo, na abertura da rodada, o Paulistano superou o Vila Velha, em casa, por 78 a 55. Com o resultado, o time da capital de São Paulo assumiu a sexta colocação no NBB. O ala Pedro foi o cestinha do Paulistano na partida, com 16 pontos, seguido do armador Thiaguinho, com 15. Pelo Vila Velha, o armador Jefferson foi o destaque, com 13 pontos.
Eliminatória do Torneio de 3 Pontos
O ala do Uberlândia, Robert Day, o ala do Paulistano, Pedro, o ala do Brasília, Rossi, e o ala/armador do Pinheiros, Paulinho Boracini disputarão o Torneio de 3 Pontos deste ano contra o atual campeão, o ala do Bauru, Fischer, e o representante do Franca, o armador Helinho. Os quatro jogadores se classificaram nas eliminatórias realizadas nos intervalos dos jogos das últimas duas rodadas.
Confira os resultados da oitava rodada do returno do NBB:
25/02 (Sábado)
Paulistano 78 x 55 Vila Velha
Tijuca/Rio de Janeiro 91 x 89 Joinville
Uberlândia 96 x 80 Bauru
Araraquara 81 x 83 Minas
Limeira 77 x 83 Brasília
Flamengo 79 x 85 São José
Adiado em função da Liga das Américas:
12/03 (Segunda-feira)
20h - Franca x Liga Sorocabana