O Minas lutou bastante, mas não conseguiu a última vaga para os playoffs do NBB. No domingo (8/4), os mineiros foram derrotados pelo Bauru, fora de casa, por 76 a 75, e terminaram a fase de classificação empatados com o Tijuca/Rio de Janeiro, com nove vitórias em 28 jogos (32,1% de aproveitamento), mas eliminados devido ao confronto direto com o rival carioca.
A partida foi equilibrada durante os 40 minutos e o Minas conseguiu se manter na liderança até os minutos finais do último período. Uma simples vitória levaria os mineiros aos playoffs do NBB.
"Estamos bastante chateados. Não foi falta de trabalho nem de empenho. Tentamos jogar mais fisicamente nesses últimos jogos e é uma pena não termos conseguido a classificação. A gente merecia estar nos playoffs", lamentou o armador do Minas, Otávio, ao final da partida.
Sem poder pensar em derrota, o Minas foi para cima do Bauru. O ala argentino Luciano Gonzalez comandou o primeiro quarto do time mineiro, anotando 12 pontos no período (21 na partida). Porém, o Bauru, de Larry Taylor, também tinha o interesse da vitória e, rapidamente, se recuperou, fechando a etapa inicial na liderança por 24 a 21.
No segundo quarto, as defesas se sobressaíram na partida e ambas as equipes foram forçadas a cometerem alguns erros no ataque. O Bauru conseguiu se manter à frente do marcador por boa parte do período, mas faltando um minuto para o final da etapa, o armador norte-americano do Minas, Mark Borders acertou um arremesso de 3 pontos para virar o jogo (36 a 33). E, assim, os mineiros foram para o intervalo vencendo por 38 a 37.
Com a liderança no placar, o Minas voltou confiante para o terceiro quarto. A entrada do jovem pivô Cristiano, que anotou 22 pontos no jogo, fortaleceu bastante o garrafão da equipe de BH. No entanto, os bauruenses, também estavam focados no jogo e, com bom desempenho do ala Gaúcho, cestinha da partida com 26 pontos, conseguiram passar novamente no marcador (59 a 54).
Os últimos 10 minutos foram emocionantes. O ala/armador Cauê Borges começou o quarto período com uma cesta seguida de falta, que levantou o moral do Minas. A partida se manteve equilibrada durante toda última etapa com as equipes se revezando na liderança do placar.
Com 45 segundos para o final, a partida estava empatada em 73 a 73 e o ala do Bauru, Gaúcho, acertou um dos dois lances livres tentados (74 a 73). No ataque seguinte, o ala/pivô Leandro acertou um arremesso no garrafão e recolocou o Minas na frente (75 a 74). Faltando 15 segundos para o fim, posse de bola do Bauru e após duas tentativas sem sucesso, o pivô Mosso recebeu falta e converteu os dois lances livres (76 a 75). O Minas ainda teve a chance de vencer a partida, mas errou o último arremesso do jogo.
"Ainda estamos jogando descaracterizados e por isso ainda cometemos muito erros, mas o mais importante é a equipe manter esse espírito que está tendo. Hoje, apostei no Mosso no final da partida e ele converteu quatro pontos essenciais para nós, essa superação que está sendo ótima para o time. Agora, vamos enfrentar Brasília em busca da sexta colocação nos playoffs", afirmou o técnico do Bauru, Guerrinha, que ainda tem os desfalque do ala Fischer e do ala/pivô Pilar.
O Bauru precisa, agora, de uma vitória diante do Brasília, na terça-feira (dia 10), para assumir a sexta colocação no NBB. Dessa maneira, os bauruenses enfrentariam a Liga Sorocabana, 10ª colocada, nas oitavas de final. Caso sofra uma derrota nessa última partida, o time do técnico Guerrinha enfrenta nos playoffs o nono lugar, o Franca.