Em um noite de lua cheia, o Circuito Corujão de Corrida de Rua fez sua estreia no calendário nacional. Atletas de todas as idades e níveis técnicos participaram da disputa, realizada em um circuito de 5 km na Avenida Sernambetiba, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. Em clima de confraternização, os participantes celebraram com sucesso o esporte, a qualidade de vida e as vantagens de correr à noite na Cidade Maravilhosa. Os vencedores da prova foram Renato Ribeiro Campo, com o tempo de 18min12seg, e Iris Ribeiro do Nascimento, 20min46seg. A segunda etapa será no dia 30 de junho, em Belo Horizonte.
"Isso aqui é muito legal. Olha só quanta gente que veio para se divertir nesta noite agradável. Demos início, com sucesso, a uma rotina de incentivo ao esporte e à prática do mesmo. Começamos este primeiro ano com quatro etapas, que podem aumentar nos próximos circuitos", destacou Flávio Canto, ex-judoca e apresentar o programa Corujão do Esporte. Além dele, Tande, apresentador do Fantástico; Smigol, repórter do SporTV, e Fiorella Mattheis, atriz a apresentadora, também prestigiaram a etapa e abertura.
Fiorella, aliás, foi a grande surpresa da noite, garantindo o quinto lugar. "Fiquei muito feliz com o resultado, pois não esperava. Mas o importante foi promover o esporte em uma prova muito legal e que tem tudo para crescer. Espero que este sucesso se repita nas demais etapas", afirmou.
Mas, mesmo em uma disputa com espírito de confraternização, há quem pense no topo do pódio. No masculino, a vitória foi de Renato Campo, de 42 anos. "Voltei a correr agora e escolhi esta prova por ser feita à noite. Gosto de provas assim e tenho certeza que se fosse de dia o resultado não seria o mesmo. Estarei sempre incentivando este circuito, que tem tudo para dar certo", afirmou.
Iris Ribeiro do Nascimento levou a melhor entre as mulheres. Ela, que é corredora profissional, pensa já nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. "Minha meta é essa. Corro pela equipe da Comlurb nas provas de rua, mas represento o Vasco da Gama nas provas de pista, meu grande objetivo para os jogos. Gostei muito de estar neste evento, especialmente de vencer, pois ele começou com o pé direito e tem tudo para cativar mais praticantes", afirmou a corredora, de 27 anos, e que em 2010 foi vice campeã das 10 Milhas Garoto, em Vitória (ES).
A competição que faz sua primeira temporada no calendário nacional, ainda terá outras disputas ao longo do ano, passando depois por importantes capitais do país, como Belo Horizonte, no dia 30 de junho, São Paulo, em 28 de julho, e Brasília (DF), em 1º de setembro.
Resultados:
Masculino - 1º) Renato Ribeiro Campos, 18min14seg; 2º) Ivan Alves Pequeno, 18min42seg; 3º) Antonio Leandro dos Santos, 18min59seg; 4º) Fernando Cantanhede, 19min21seg; 5º) Marcelo Machado Rego, 19min32seg; 36º) Flavio Canto 23min05seg; 37º) Smigol, 23min06seg; 110º) Tande, 28min39seg.
Feminino - 1ª) Iris Ribeiro do Nascimento, 20min47seg; 2ª) Juliana Imperial, 21min56seg; 3ª) Alessandra Amorim, 22min06seg; 4ª) Márcia Cristina Guerra, 23min27seg; 5ª) Fiorella Mattheis, 24min18seg.