Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Murer salta em Mônaco, antes da Olimpíada 2012

E-mail Imprimir PDF

A campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, fará sua última competição antes dos Jogos Olímpicos de Londres nesta sexta-feira, no Herculis, o meeting de Mônaco, etapa da Diamond League. O Clube BM&FBOVESPA ainda terá na competição Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, também a caminho de Londres, no salto em distância. O torneio será no Estádio Louis II. Pelos horários de Brasília, o salto com vara começa às 14h55 e o salto em distância às 15h40.

"O trabalho todo está voltado para a Olimpíada e o Grand Prix de Mônaco será encarado como parte da programação normal para a competição principal da temporada. A preocupação será fazer bons saltos tecnicamente, mas sem nenhuma cobrança por resultado. A Fabiana vai checar as varas que usará nas eliminatórias em Londres. Nossa maior preocupação é essa", afirma o técnico Elson Miranda.

Fabiana Murer, que seguiu para a Europa no início de junho, após duas competições nos Estados Unidos, deixa claro que o seu objetivo em Mônaco é colocar em prática o que treinou. "Quero testar o que eu treinei durante esses 40 dias em Fórmia, depois da etapa de Nova York da Diamond League. Fiz bons treinos, pensando bastante na técnica e também na parte física. A ideia é que eu esteja na minha melhor forma em Londres e não agora, em Mônaco. O objetivo é melhorar minha marca do ano, de 4,77 m, e acertar as varas que vou usar em Londres para cada altura", acentuou.

A saltadora acentuou que não vai se preocupar com as adversárias. "São 12 atletas na prova e praticamente todas podem estar em uma final olímpica. Então, vai ser uma prova forte e acredito que a maioria das atletas vai para buscar uma boa marca para chegar confiante em Londres."

Estreia na Diamond League

Duda também entra na competição em Mônaco para acertar os últimos detalhes antes da Olimpíada de Londres. O saltador seguiu para o Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, Portugal, no dia 7 de julho, para mais um período de preparação para os Jogos, como havia feito antes da conquista do ouro no salto em distância no Mundial Indoor de Istambul, em março.

O saltador está tranquilo, mesmo com a estreia em um GP da Diamond League. "Sei que vai ser uma competição forte, mas todas as grandes competições são assim. Já participei de Olimpíada, de Mundial, sei como é", diz. "Estou confiante e meu objetivo é saltar bem para chegar firme em Londres", prossegue Duda, que em Mônaco deve encontrar adversários que enfrentará nos Jogos, como o australiano Mitchell Watt (8,28 m), o alemão Sebastian Bayer (8,34 m) e o inglês Chris Tomlinson (8,26 m). "Também vai ser bom conhecer antes os rivais da Olimpíada", comenta Duda, que tem 8,10 m como a melhor marca da temporada.

"O GP de Mônaco é a última etapa da preparação para a Olimpíada", diz o técnico Aristides Junqueira, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que orienta o saltador em São José do Rio Preto (SP). "Os treinos em Portugal correram dentro da normalidade e estamos confiantes em uma boa marca."

Depois de Mônaco, Duda volta para Oeiras. A entrada no Crystal Palace, em Londres, está marcada para o dia 25.