Esporte & Cia

Sunday, May 05th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Thiago quer 2ª medalha olímpica nos 200m medley

E-mail Imprimir PDF

Depois de conquistar a prata nos 400 m medley, Thiago Pereira entra com status de favorito à medalha na prova dos 200 m medley dos Jogos Olímpicos de Londres/2012. O nadador do Corinthians está mais do que motivado para subir ao pódio pela segunda vez, afinal disputará a sua distância favorita. "Chegou a hora. Estou pronto e confiante para a disputa do ouro. Me preparei da maneira correta, fiz tudo o que pude para estar bem neste momento e agora vou dar tudo de mim para bater em primeiro", revela o maior campeão pan-americano da história do País. O atleta cai na piscina do Aquatic Center, na capital inglesa, às 7h15 desta quarta-feira (1º) para as eliminatórias. Se avançar, o brasileiro disputa as semifinais marcadas para as 16h30. A final será no dia seguinte, na quinta-feira (2), às 16h16.

O objetivo desta vez não é apenas derrotar Michael Phelps, ou ainda Ryan Lochte, também o candidato ao ouro, ambos dos Estados Unidos. Depois de uma preparação diferenciada, que incluiu mais ações fora da piscina justamente para melhorar a resistência e o final de prova, o atleta de Volta Redonda quer mostrar porque está em sua melhor fase.

"O foco de todo treinamento foi nos 200m medley. Nesses últimos 11 meses, pegamos o que ele tinha de melhor e trabalhamos alguns pontos falhos, como a parte física. Além disso, uma das vantagens do Thiago é que ele tem uma capacidade linear anaeróbica entre as melhores do mundo. Ele consegue produzir e se manter com energia por muito tempo, nadando com uma intensidade próxima ao limite. A gente acostumou o corpo dele a, quando passar desse limite, suportar mais e continuar em alta performance. Com isso ele faz uma divisão de prova mais coerente e economiza mais energia para quando for exigido", comenta o treinador Albertinho Silva. A estratégia já deu certo na final dos 400 m medley, quanto Thiago suportou bem os últimos 100 metros e garantiu a prata.

Evolução na temporada - O brasileiro entra na disputa com o tempo de 1min57s11, conquistado em abril no Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), o sétimo melhor do mundo na temporada. As marcas obtidas neste ano nos 200m medley confirmam a evolução do atleta na prova. Em sua primeira competição em 2012, o GP do Missouri, em fevereiro, Thiago nadou os 200m medley em 1min59s91. No Sul-Americano em Belém, no mês de março, ganhou ouro com 1min58s49, e fez 1min57s11 no Maria Lenk logo depois. No Troffeo Sette Colli, na Itália, em junho, último teste antes de Londres, fez 1min57s94.

Depois da prata conquistada no sábado (28), o nadador do Corinthians voltou algumas vezes para a piscina para ‘soltar’ a musculatura. O procedimento é normal na natação de alto rendimento. "Mais um dia tranquilo na Vila Olímpica. Aproveitei esse período sem provas para descansar e voltar com tudo na quarta-feira para disputar a medalha", conta o atleta patrocinado por Arena e Correios.

Thiago Pereira aproveitou para retribuir o carinho dos fãs, que mandaram milhares de mensagens pelo twitter oficial @pereirathiago86 e pela Fanpage do nadador no Facebook. "Não me canso de agradecer o carinho do público manifestado pelas redes sociais e por mensagens aqui em Londres. A conquista da medalha foi um marco na minha carreira e coroou todo o esforço durantes tantos anos. É minha terceira olimpíada e vivo meu melhor momento na carreira".

Acompanhe as provas de Thiago Pereira em Londres:

200 m medley:
Dias: 1º (quarta-feira) e 2 de agosto (quinta-feira)
Horários: Eliminatórias 7h15 e semifinais 16h30 (dia 1º)
Final às 16h16 da quinta-feira (2)

Revezamento 4x100m medley:
Dias: 3 (sexta-feira) e 4 de agosto (sábado)
Horários: Eliminatórias às 8h04 (3)
Final às 16h27 do sábado (4)

Confira o Perfil de Thiago:
Data de Nascimento:26/01/1986
Local: Volta Redonda (RJ)
Altura: 1m85
Peso: 84kg
Onde mora: São Paulo (SP)
Clube: S.C. Corinthians Paulista
Patrocínios: Arena e Correios
Especialidade: Medley