Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Deivid Silva é destaque do Rip Curl Guarujaense de Surf

E-mail Imprimir PDF

Deivid Silva, Magno Pacheco e Edgard Groggia deram shows na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), em Guarujá, e garantiram as vitórias das categorias júnior, open e mirim, respectivamente, na etapa inaugural do Rip Curl Guarujaense de Surf 2012, no domingo (12/08). Deivid foi o grande nome, garantindo a maior somatória nas finais, com 18,25 de 20 pontos possíveis e ainda chegou na final open, com o terceiro lugar.

Também comemoraram os primeiros lugares na etapa, realizada sob sol e ondas de meio metro, com boa formação, Kauê Germano, na estreante; Leonardo Guimarães, na iniciantes; Júlia Santos, na feminina; o experiente Jair de Oliveira, na master; e Adriano Lima, na longboard. Outro destaque foi o baiano radicado em Guarujá, Yagê Araújo, segundo colocado na open e na júnior; e Vitor Mendes, também com duas finais, sendo o segundo na iniciantes e o terceiro na mirim.

Com Yagê Araújo, Marcos Correa e Mauri Amaro na cola o tempo todo, Deivid Silva conseguiu duas notas excelentes (9 e 9,25) para faturar a junior. Campeão mundial mirim, Deivid usou a competição para se preparar para o Pro Junior, campeonato que ocupa o quinto lugar atualmente e que garante vaga no circuito mundial. “Depois que alcancei essa pontuação expressiva com as minhas esquerdas com batida e rabetadas, decidi investir nos aéreos. Estou treinando muito essa manobra”, vibrou.

Na open, Magno Pacheco, o Tim, ficou na lista de espera até o sábado e confirmado na disputa na última hora. Na final, adotou uma estratégia perfeita para vencer. “Depois do que o Deivid fez na júnior, eu sabia que não poderia deixar ele livre. Impregnei e sai na frente”, contou.

Com Deivid anulado, Yagê Araújo passou a ser o desafiante. Tomou o primeiro lugar por alguns minutos, mas perdeu a ponta quando Magno acertou um black n’decker (manobra que o surfista roda com a prancha em cima da onda). Carlos Eduardo e Deivid Silva precisavam de uma combinação de 16,16 pontos, enquanto Yagê contava com uma onda perfeita para conseguir 9,65 pontos. Vitória de Tim.

Na mirim, Edgard Groggia mandou um aéreo no último minuto da bateria final para conquistar o título da etapa. Com o grau de exigência da manobra no limite, Edgar deixou toda a pressão em cima dos habilidosos Gabriel André e Vitor Mendes, irmão mais novo de Jessé Mendes, que disputa o circuito mundial Profissional, que garantiram os segundo e terceiro lugares, respectivamente. “Depois do aéreo eu fiquei sem saber se tinha conseguido a vitória ou não. Foi muito em cima da hora, mas valeu a pena”, afirmou.

DIA DOS PAIS - O experiente Jair de Oliveira ganhou um presentão no Dia dos Pais. Pai de três meninas, ele venceu a categoria master com autoridade. Surfando muito e impondo um jogo de manobras fortes, alcançou 15 pontos na final. “Agora é tomar dorflex, descansar e trabalhar amanhã cedo. Essa é a vida de um surfista master”, disse aos risos.

Na longboard, o alto nível prevaleceu, somente com competidores do circuito brasileiro. A final foi vencida por Adriano Lima, com Danilo Rodrigo, que chegou a liderar a prova por alguns minutos, em segundo lugar. Rodney Costa teve a chance de vencer, mas o coração falou mais alto.

O surfista deixou a competição de lado por alguns minutos e ajudou um salva-vidas no resgate a um banhista, que estava se afogando no Canto do Maluf, justo no campeonato que presta homenagem a Tony Villela (veja abaixo).

“Essa categoria é fortíssima. Só tem peso-pesado. Quem pegasse mais uma onda venceria a disputa. Apostei na radicalidade e consegui boas batidas”, falou Adriano, o mais novo pai do circuito. “Minha esposa está grávida de dois meses e já ganhei um presente no Dia dos Pais”, festejou.

Leonardo Guimarães e Vitor Mendes foram os grandes nomes na categoria iniciante com 15.65 e 13.40 pontos, respectivamente. Alisson Motta foi o terceiro e Herbert Moreno, que recentemente assinou contrato com a Rip Curl, ficou em quarto lugar.

“Manobrei muito forte, consegui um aéreo e conquistei a vitória. Isso é resultado dos treinos. Estou treinando muito”, disse Leonardo, que este ano já venceu a 1ª etapa do A Tribuna Surf Colegial. “Antes da segunda etapa do Guarujaense, vou focar no paulista”, complementou.

Na categoria estreante, Kaue Germano travou uma disputa acirrada com Eduardo Motta, com mudanças constantes no resultado, e garantiu a vitória. Luan Hanada ficou em terceiro e Pedro Pupo no quarto lugar. “Eu ganho uma, ele ganha outra e vamos levando essa disputa assim. A minha direita com 6 (nota obtida) fez a diferença contra o Eduardo”, destacou o vencedor da etapa, que tem 10 anos.

Julia Santos foi a grande destaque na feminina. A surfista, de 16 anos, aproveitou as boas ondas e garantiu uma vitória apertada diante de Adine Pereira, que retornou ao circuito após um longo tempo afastada. Iara Stella em terceiro e Bruna Jettner em quarto completaram o pódio da etapa. “Estou em um bom momento. Venci o Santista, fiquei em segundo no A Tribuna Surf Colegial e semana que vem vou para o Sul para melhorar a minha posição no Pro Jr (atualmente está em quinto lugar)”, ressaltou.

HERBERT MORENO - Para Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, os mais cotados venceram a disputa. “Sol forte, boas ondas e surfistas de alto nível contribuíram para a realização desse grande evento”, elogiou. Quanto ao desempenho de Herbert Moreno, recém-contratado pela empresa, que ficou em quarto na final da iniciantes e não chegou a decisão da mirim, Gonzalez fez questão de enaltecer o atleta. “Ele surfou em uma categoria acima da dele e mostrou um bom trabalho. Acredito que estará com tudo na segunda etapa. Acreditamos muito no talento dele”, argumentou.

FINAL – Grande homenageado do circuito, o surfista Tony Villela, que faleceu em 2008 ao salvar um grupo de turistas no Canto do Maluf, tornando-se herói, recebeu uma placa em memória. O irmão dele, Flavio Borges, e a filha, Jhennyfer Villela, receberam a homenagem. "Ele morreu por nós e essa homenagem é para todos vocês", disse Flavio.

A segunda e última etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf 2012 será nos dias 29 e 30 de setembro, na Praia do Tombo. Na ocasião, também será conhecido o Supercampeão, título extra, disputado numa bateria entre os campeões municipais (exceto estreante e feminino), valendo uma moto 125 cc 0 km.

Além da moto ao Supercampeão, o Rip Curl Guarujaense de Surf terá premiação de pranchas, blocos, bicicletas, capas e acessórios BHS, kits Rip Curl e troféus em cada etapa. A Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, também contribuirá com bolsas de estudo de seis meses de duração na língua inglesa aos campeões do circuito, reforçando a importância da educação e o aprendizado de uma segunda língua no desenvolvimento pessoal dos melhores atletas.

RESULTADOS DA 1ª ETAPA
 
OPEN
1 Magno Pacheco – 16.20 (1.000 pontos)
2 Yagê Araújo – 12.50 (900 pontos)
3 Deivid Silva – 10.65 (810 pontos)
4 Carlos Eduardo – 9.25 (729 pontos)

JÚNIOR
1 Deivid Silva – 18.25 (1.000 pontos)
2 Yagê Araújo – 15.65 (900 pontos)
3 Marcos Corrêa – 12.90 (810 pontos)
4 Mauri Amaro – 10.35 (729 pontos)
 
MIRIM
1 Edgard Groggia – 14.90 (1.000 pontos)
2 Gabriel André – 13.40 (900 pontos)
3 Vitor Mendes – 12.15 (810 pontos)
4 Kaue Silva – 6.15 (729 pontos)
 
INICIANTES
1 Leonardo Guimarães – 15.65 (1.000 pontos)
2 Vitor Mendes – 13.40 (900 pontos)
3 Alisson Motta – 6.30 (810 pontos)
4 Herbert Moreno – 5.60 (729 pontos)
 
ESTREANTE
1 Kauê Germano – 11.25 (1.000 pontos)
2 Eduardo Motta – 10.15 (900 pontos)
3 Luan Hanada – 5 (810 pontos)
4 Pedro Pupo - 1.60 (729 pontos)
 
FEMININA
1 Julia Santos – 12.25 (1.000 pontos)
2 Adine Pereira – 10.35 (900 pontos)
3 Iara Stella – 6.90 (810 pontos)
4 Bruna Jettner – 2.95 (729 pontos)

MASTER
1 Jair de Oliveira – 15 (1.000 pontos)
2 Alessandro Bonguinha – 13 (900 pontos)
3 Will Amaro – 12.45 (810 pontos)
4 Giles Lopes – 7.70 (729 pontos)
 
LONGBOARD
1 Adriano Lima – 15.15 (1.000 pontos)
2 Danilo Rodrigo – 14.50 (900 pontos)
3 Rodney Costa – 11.25 (810 pontos)
4 Marcelinho do Tombo – 9.75 (729 pontos)
FONTE: FEDERAÇÃO PAULISTA DE SURF/FMA NOTICIAS