Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Tricampeões estreiam com vitória no NBB 12/13

E-mail Imprimir PDF

O atual tricampeão Brasília estreou na temporada 2012/2013 do NBB vencendo o renovado time do Franca, fora de casa, no Ginásio "Pedrocão", em Franca, no sábado (dia 24/11), por 76 a 62. Essa partida marcou o duelo entre o técnico Lula Ferreira, de Franca, e seus pupilos da época do extinto Ribeirão Preto, Alex, Nezinho, Arthur e Cipriano.

Os destaques da partida foram o pivô Lucas Mariano, de Franca, com 23 pontos e sete rebotes e o ala Jhonatan, com 16 pontos e quatro rebotes. Pelo lado de Brasília, destaque para o trio Arthur, Nezinho, e Alex. Arthur foi autor de 15 pontos, mesma pontuação de Nezinho, que também deu sete assistências. O ala/armador Alex fez 13 pontos e pegou seis rebotes, um a menos do necessário para ele atingir a marca de 800 rebotes no NBB.

"A gente teve um cuidado grande nessa estreia, jogando fora de casa, contra um time novo e aguerrido como Franca. Uma vitória no primeiro jogo do campeonato é muito importante", comentou o ala do Brasília, Arthur, que aumentou ainda mais o recorde de partidas disputadas do NBB, chegando, hoje, a sua 159ª.

O atual vice-campeão do NBB, o São José não teve a mesma sorte na rodada. O time joseense perdeu para o Bauru, por 82 a 62. O ala/pivô da equipe bauruense, Pilar, foi o destaque do jogo ao anotar um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes. O ala Fischer também teve bom desempenho, com 18 pontos, mesma pontuação do pivô Erick, do São José.

Já o terceiro colocado da última temporada, o Pinheiros venceu o Joinville na prorrogação, por 88 a 87. Os destaques da partida foram o ala do Pinheiros, Márcio Dornelles, com 25 pontos e quatro rebotes, e o norte-americano Shamell, que está de volta às quadras depois de contusão, anotando 16 pontos. Pelo lado catarinense, o ala Vinícius Teló fez 19 pontos, mesma pontuação do ala/pivô Ricardo Probst, que ainda pegou oito rebotes.

Também em São Paulo, o Paulistano fez valer o mando de casa e venceu o Limeira, por 86 a 82. O destaque do Paulistano foi o pivô norte-americano Steven Toyloy, que enfrentou justamente seu ex-time, marcando 19 pontos. Mas o cestinha da partida foi o ala/pivô Fernando Mineiro, com 22 pontos.

Fechando a rodada, o Flamengo venceu o Vila Velha por 82 a 61, no Ginásio Tartarugão. Mas nem tudo foi flores para os cariocas, já que o ala Marcelinho torceu o joelho direito em uma disputa de bola no segundo quarto e preocupa a comissão técnica. O cestinha da partida foi o ala Marquinhos, com 22 pontos.

Estreantes vencem em casa

O Palmeiras venceu sua primeira partida da história no NBB. No sábado (24/11), o time alviverde superou o Suzano, em casa, por 95 a 86. O pivô Tiagão foi o destaque da equipe vencedora, com um duplo-duplo de 22 pontos e 10 rebotes. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala do Suzano, Rafael, que anotou 24 pontos.

Mogi das Cruzes estreou na temporada 2012/2013 da principal competição do basquete brasileiro, derrotando a LSB - Liga Sorocabana de Basquete por 71 a 59, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Destaque para o pivô Thomas (24 pontos e 8 rebotes), o armador argentino Cortés (14 pontos e 5 assistências) e o ala Filipin (12 pontos e cinco rebotes). Mas o cestinha da partida estava no outro lado: o armador norte-americano Desmond Holloway, com 25 pontos.

No primeiro jogo de uma equipe nordestina do NBB, o Uberlândia não deu chances ao rival e superou o Basquete Cearense, em casa, por 84 a 71. A dupla de norte-americanos do time mineiro foi o grande destaque da partida. O ala Robert Day anotou 28 pontos, seguido por 23 do ala/armador Robby Collum. Pelo time do Ceará, o pivô Felipe foi o principal pontuador, com 15 pontos.

Confira os resultados dos jogos da primeira rodada do NBB:

23/11 (sexta-feira)
Minas 77 x 70 Rio de Janeiro

24/11 (sábado)
Franca 62 x 76 Brasília
São José 62 x 82 Bauru
Mogi das Cruzes 71 x 59 Liga Sorocabana
Paulistano 86 x 82 Limeira
Pinheiros 88 x 87 Joinville
Palmeiras 95 x 86 Suzano
Uberlândia 84 x 71 Basquete Cearense
Vila Velha 61 x 82 Flamengo