Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Nicholas Santos estreia no Mundial de Piscina Curta

E-mail Imprimir PDF

Nicholas Santos terá de controlar a ansiedade por mais um dia, antes da estreia no 11 º Mundial em Piscina Curta de Istambul. O Brasil inicia a última competição do ano na quarta-feira (12/12), mas Nicholas compete na Sinan Erdem Arena a partir de quinta-feira (13/12). Mesmo assim, fará primeiro os 50 m livre, que vem antes no programa de provas, como aquecimento, já que seu foco principal está nos 50 metros do estilo borboleta - lidera o ranking mundial com 22s22. Nicholas Santos é nadador do Flamengo e do Exército Brasileiro.

As eliminatórias começam às 5 horas e as finais a partir das 13h30 (horários de Brasília). As eliminatórias e semifinais dos 50 m borboleta serão na sexta-feira (14/12). "A meta é tentar nadar bem rápido", garante. O recorde mundial é de 21s80, do alemão Steffen Deibler (14/11/2009, em Berlim). O recorde do campeonato Mundial é de 22s40, do venezuelano Albert Subirats (19/10/2010, em Dubai).

Nesta terça-feira (11/12), o técnico Alberto Silva, da seleção e do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, grupo de treinamento de Nicholas (com Cesar Cielo e Thiago Pereira), deu folga ao velocista, que só treinou leve à tarde. "Os treinos dele nesses últimos dias tem sido muito bons e a preocupação agora é com os detalhes, principalmente a virada, e com o descanso."

Albertinho deixou claro que o objetivo de Nicholas não está na final dos 50 metros livre, considerados aquecimento para a prova do estilo borboleta. "Nos 50 m livre eu pedi para ele nadar 'peludo' nas eliminatórias e, mesmo assim, tentar passar para a semifinal, um desafio pessoal. Caso isso ocorra a ideia é usar a maquininha nos pelos para disputar a semifinal, deixando para raspar apenas nos 50 m borboleta. Não quero que ele perca a sensação da 'raspada' antes da prova principal", disse Albertinho.

"Fiz 21s34 em Guaratinguetá e, com esse tempo, o Albertinho disse que eu poderia me inscrever nos 50 m livre e até fazer uma final, mas o foco é nos 50 m borboleta", confirmou Nicholas.