Está difícil segurar o Flamengo nesta temporada. A equipe comandada pelo técnico José Neto ampliou sua série de vitórias consecutivas para 14 e manteve a liderança isolada do NBB com 100% de aproveitamento. A vítima da vez foi o Minas, que jogou em casa, em Belo Horizonte, pelo placar de 105 a 90.
O time carioca teve um bom desempenho de seu quinteto titular para sair vencedor: Kojo (13 pontos), Benite (16 pontos), Marquinhos (23 pontos), Caio Torres (23 pontos e 14 rebotes; duplo duplo) e Olivinha (25 pontos e 11 rebotes; duplo-duplo). Pelo lado dos mineiros, o destaque ficou por conta da dupla norte-americana, formada por Jermaine Beal, com 25 pontos, e Mark Borders, com 17 pontos e cinco assistências.
O jogo começou disputado, com fortes defesas, contra-ataques e o bom duelo entre os norte-americanos Mark Borders, do Minas, e Kojo, do Flamengo. Os cariocas chegaram a abrir oito pontos de frente (20 a 12). Minas correu atrás, chegou a empatar (20 a 20) mas logo foi ultrapassado novamente. Os rubro-negros levaram a melhor na primeira etapa por 28 a 25.
Os cariocas colocaram uma diferença de cinco pontos, que se manteve durante boa parte da parcial seguinte. Explorando bem as jogadas de garrafão com Caio Torres, autor de 11 pontos, o Flamengo ampliou a vantagem no placar para dez pontos ao final do segundo quarto (55 a 45).
Na volta do intervalo, o Minas voltou com outra postura. Depois de muita persistência, chegou a virar a partida (70 a 69), contando com ótima atuação de Betinho, que fez 10 pontos no período. Os donos da casa não mantiveram o bom ritmo, e o Flamengo encerrou o terceiro quarto vencendo por 77 a 72.
O começo arrasador do Flamengo no último quarto (12 a 3) foi essencial para a equipe abrir boa vantagem no placar (89 a 75). Com ótima atuação de Marquinhos, autor de 13 pontos no último quarto, os rubro-negros fecharam a partida com tranquilidade.
Tricampeões acabam com sequência da Liga Sorocabana
O Brasília acabou com a sequência de vitórias da Liga Sorocabana. Depois de três quartos alternando bons e maus momentos, os atuais tricampeões do NBB mostraram força na última parcial, e venceram o time paulista, por 86 a 75, em partida adiada da segunda rodada da competição.
Para sair vencedor no confronto disputado no Ginásio da Asceb, a equipe candanga realizou um bom último quarto - vencido por 21 a 13 -, conquistou seu 10º triunfo em 14 jogos no campeonato (71,4% de aproveitamento) e se manteve no terceiro lugar do campeonato.
""O jogo foi bem disputado nos dois quartos iniciais, mas conseguimos abrir vantagem no segundo tempo e garantimos uma vitória importante, já que teremos uma sequencia de partidas em casa e precisamos somar pontos. Este resultado positivo nos mantém na luta pelas primeiras colocações", comentou Guilherme Giovannoni.
Além disso, os brasilienses precisaram superar as boas atuações dos norte-americanos do time sorocabano, Desmond Holloway e Kenny Dawkins, que anotaram 28 e 21 pontos, respectivamente. Depois de ter sua sequência de cinco resultados positivos seguidos interrompida, a equipe de Sorocaba segue na 11ª colocação, com sete triunfos e oito derrotas (46,6% de aproveitamento).
O esquadrão da capital federal, que não pôde contar com Nezinho (suspenso), Paulão Prestes e Eric Tatu (ambos não estavam inscritos na data original da partida), teve nos experientes Guilherme Giovannoni e Alex Garcia seus destaques na partida. O ala/pivô somou seu quinto duplo-duplo na temporada, com 20 pontos e 13 rebotes, enquanto que o ala/armador somou 22 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
Confira os resultados das partidas da segunda-feira (21/01) do NBB:
Brasília 86 x 74 Liga Sorocabana
Minas 90 x 105 Flamengo