Esporte & Cia

Thursday, May 02nd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Foi um sucesso o Rip Curl Grom Search em Guarujá

E-mail Imprimir PDF

O Brasil já tem seus representantes na final internacional do Rip Curl Grom Search 2014, na Austrália. Gustavo Ramos, de São Francisco do Sul/SC, na mirim, e Kayane Reis, de Saquarema/RJ, na feminina, faturaram os títulos do Circuito, neste domingo (24), na terceira e decisiva etapa, na Praia do Tombo, em Guarujá, e garantiram as vagas.

Novamente, a competição foi marcada por um alto nível técnico da nova geração santista, aliada a muita diversão, um dos objetivos do evento. Quem também comemorou muito neste domingo foi Matheus Herdy, de Itajaí/SC. O surfista já havia faturado, por antecipação, a categoria grommet e agora levou na iniciante.

O CEO da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira, comemorou mais uma edição de sucesso do Rip Curl Grom Search. “Foi excelente e o que é mais legal é que o evento continua com o mesmo espírito de quando começou há 14 anos. De proporcionar o final de semana de muito divertimento, criar o sentimento de confraternização. Todos são vencedores. É isso que a Rip Curl quer. Proporcionar um final de semana inesquecível e ajudar no crescimento do surf brasileiro”, disse.

A competição começou sábado e as atenções todas estavam voltadas à definição dos títulos da mirim e da feminina, ambas para atletas com até 16 anos, em função das vagas à Austrália. No masculino, sete surfistas tinham chances de erguer a taça, sendo que três deles chegaram à final da etapa, brigando pelo primeiro lugar.

Numa decisão que ficará para a história do Circuito, com muita emoção, o catarinense Ian Tavares, até então líder, aparecia em melhor situação, mas Gustavo Ramos, que já havia sido o melhor no sábado, surfou muito bem, garantindo uma nota oito.

Ian estava em segundo e ainda garantia o título, mas o paulista Samuel Pupo, um dos destaques da etapa, foi para segundo no final da disputa, ajudando Gustavo. Já o paulista Wesley Dantas, que também estava na briga, ficou de coadjuvante na final, terminando em quarto lugar.

“Estou feliz demais por esse título. Foi difícil. Agora é treinar par ir para a Austrália e fazer bonito lá. Fiz o meu melhor aqui e consegui vencer”, afirmou o surfista, único a chegar às três finais da mirim este ano e campeão da iniciante no ano passado.

Na disputa feminina, Kayane Reis teve o caminho bem mais fácil. Sua grande rival, a paulista Sandra Maria não disputou a etapa e Kayane festejou o caneco antes mesmo da final. Mesmo assim, confirmou sua superioridade, vencendo a etapa, com direito a uma nota sete. A atleta chegou às três decisões, vencendo as duas últimas.

“Hoje as ondas não estavam colaborando, mas fiz meu melhor, consegui vencer e ainda por cima sair com a vaga para a Austrália. Nesse momento, percebemos que todo o esforço valeu a pena. É um título muito importante, ainda mais que vou representar o Brasil na final internacional na Austrália. Vou me preparar bem para isso”, festejou a surfista.

A final internacional do Rip Curl Grom Search é realizada em paralelo ao  Rip Curl Pro Bells, em Bells Beach. Como prêmio, Gustavo Ramos e Kayane Reis ganharão passagens aéreas e intercâmbio cultural completo, em parceria com a Study Way e a Escola Holmes Institute, realizado no período da final internacional do evento. Vale lembrar que em 2010, Gabriel Medina, hoje top do World Tour, foi campeão na final internacional, na Austrália, sendo o único brasileiro a garantir a façanha.

“O Brasil sempre tem sido muito bem representado e com certeza fará bonito em 2014”, afirmou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl. “Nesse ano, tivemos uma disputa muito boa nas etapas, finalizando aqui no Guarujá. O Rip Curl Grom Search busca não ser apenas um campeonato de surf, mas algo diferente, pois promovemos diversas ações durante o evento”, acrescentou Fernando.

Além da mirim e da feminina, o Rip Curl Grom Search teve as disputas da grommet, para os caçulas com até 12 anos, e a iniciante (limite de 14 anos). Nas duas, Matheus Herdy ficou com o caneco. “É especial demais. As ondas não estavam nas melhores condições, mas deu tudo certo e volto para casa com dois títulos de um Circuito que tem grande importância”, falou.

Na grommet, ele já era campeão e disputou a final, mas quem venceu em Guarujá foi o paulista Kauê Germano, virando na última onda, sobre o talento local Eduardo Motta. “Quero dedicar esse título à minha mãe, que está em Juquehy. Estou muito feliz, esperei muito por isso”, comemorou.

Já na iniciante, o novo campeão ficou da areia torcendo contra o rival, o também catarinense Lucas Vicente, que precisava vencer ou ficar em segundo lugar. Samuel Pupo, num final de semana inspirado, saiu na frente e não teve a vitória ameaçada.

A disputa, então, ficou para Lucas Vicente pelo segundo lugar, mas o paulista Renan Hanada garantiu a colocação, deixando o catarinense em terceiro, para alegria de Matheus. O paulista Caio Cembranelli completou o pódio. “Quero agradecer ao meu pai (Wagner Pupo), pelo apoio de sempre, me ensinando sobre condições do mar e muito mais”, afirmou Samuel, irmão mais novo de Miguel Pupo, brasileiro do WT.

A etapa contou ainda com o Tag Team Overboard, uma disputa especial por equipes. E para manter o clima do evento, a decisão foi emocionante. O time catarinense, formado por Yago Ramos, João Guerreiro, Leonardo Barcellos e Vinicius Barcellos, levou a melhor, por apenas um décimo sobre os cariocas – 47,45 a 47,35. A equipe mista ficou em terceira, seguida dos paulistas.

E para confirmar o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, o evento contou com várias atividades na areia. Entre as atrações, a pintura de pranchas personalizadas, com o artista Marcello Macarrão, a degustação de Açaí Frooty e as brincadeiras como o Cabo de Guerra e corrida de carrinho de mão Wizard. Destaques também para a gincana ecológicas Jandaia e entrega de mudas e sacolas biodegradáveis realizadas pelo Núcleo de Informação do Meio Ambiente de Guarujá. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela internet, gerando muita interação com o público.

RANKING FINAL 2013 - APÓS 3 ETAPAS
MIRIM

1 Gustavo Ramos – SC – 1.810 pontos (CAMPEÃO E VAGA GARANTIDA AO RIP CURL GROM SEARCH INTERNATIONAL 2014)
2 Ian Tavares – SC – 1.810
3 Wesley Dantas – SP – 1.629
4 Andress Almeida – RJ – 1.556

FEMININA

1 Kayane Reis – RJ – 2.00 pontos (CAMPEÃ E VAGA GARANTIDA AO RIP CURL GROM SEARCH INTERNATIONAL 2014)
2 Sol Maria – SC – 1.539
3 Açucena Vaz – SP – 1.312
4 Anna Júlia Takaki - SP – SP – 1.260

INICIANTE

1 Matheus Herdy – SC – 1.810 pontos (CAMPEÃO)*
2 Lucas Vicente – SC – 1.810
3 Samuel Pupo – SP – 1.656
4 Giovani Pontes – SP – 1.431

GROMMET

1 Matheus Herdy – SC – 2.000 pontos (CAMPEÃO)
2 Lucas Vicente – SC – 1.800
3 Eduardo Motta – SP – 1.710
4 Leonardo Barcelos – SC – 1.539

*PARA RANKING FINAL SÃO VÁLIDOS OS 2 MELHORES RESULTADOS DE CADA ATLETA.
EM CASO DE PONTUAÇÃO IGUAL, DESEMPATE NO TERCEIRO RESULTADO.

RESULTADOS DA 3ª ETAPA
MIRIM

1 Gustavo Ramos – SC
2 Samuel Pupo – SP
3 Ian Tavares - SC
4 Wesley Dantas – SP

FEMININA

1 Kayane Reis - RJ
2 Sol Maria - SC
3 Luana Ribeiro - SP
4 Anna Julia Takaki - SC

INICIANTE

1 Samuel Pupo - SP
2 Renan Hanada - SP
3 Lucas Vicente - SC
4 Caio Cembranelli - SP

GROMMET

1 Kauê Germano - SP
2 Eduardo Motta - SP
3 Matheus Herdy - SC
4 Daniel Templar - RJ

TAG TEAM OVERBOARD

1 Santa Catarina (Yago Ramos, João Guerreiro, Leonardo Barcellos e Vinicius Barcellos) – 47,45
2 Rio de Janeiro – 47,35
3 Equipe mista – 43,65
4 São Paulo – 40,80