Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo é bi mundial dos 50 m borboleta na Espanha

E-mail Imprimir PDF

O velocista Cesar Cielo conquistou o bicampeonato nos 50 m borboleta no 15º Mundial de Desportos Aquáticos, em Barcelona, na segunda-feira (29/07), na piscina do Palau Sant Jordi. Cielo nadou a prova em 23s01 para levar o ouro. Completaram o pódio o norte-americano Eugene Godsoe, prata (23s05), e o francês Frederick Bousquet, bronze (23s11). Cielo, de 26 anos, ganhou sua décima medalha em Mundiais, a quinta de ouro em piscina olímpica, ao repetir a conquista de Xangai/2011 nos 50 m borboleta. "É meu quinto título em Mundial, minha décima medalha... E ela veio dourada", comemorou.

O brasileiro Nicholas Santos (que chegou em quarto, com 23s21) largou na frente e liderou boa parte da prova, mas Cielo foi melhor na parte nadada e bateu na frente. Cielo se sentou na raia e olhou o telão para se certificar de sua colocação. Socou o ar e gritou ao verificar que era mesmo o dono do título. "A gente imagina as coisas, elas ficam passando na cabeça. Antes da prova - não falei isso para ninguém -, eu pensava comigo mesmo o que faria se ganhasse, como iria celebrar. Ao mesmo tempo, vinha na ideia: 'E se você ficar em sexto, e se você ficar em quinto'. Então, para o pessoal de casa saber: a gente fica nervoso, a gente fica ansioso, a gente imagina o melhor, a gente imagina o pior, a gente é um ser humano normal", disse, logo após a prova, ao SporTV.

Nas semifinais, domingo, Cielo havia feito o segundo melhor tempo do mundo para a prova - com 22s86, atrás de Nicholas Santos, com a melhor marca, 22s81. Seis nadadores haviam nadado abaixo dos 23 segundos, o que não ocorreu com os tempos da final, mais tensa.

Cesar Cielo frisou que nem em seus sonhos de menino, quando já alcançava os primeiros resultados na natação, imaginou que pudesse chegar tão longe, ainda mais em uma temporada em que foi desafiado também pela cirurgia feita nos joelhos há dez meses. "Eu só tenho a agradecer. Durante todo esse tempo...É meu sexto ano subindo ao pódio de Mundial, é minha décima medalha de Mundial e veio dourada, quinta vez que sou campeão mundial de longa... Quando eu era menino, realmente não imaginava que fosse chegar aqui", observou.

A importância na preparação durante a temporada também foi destacada por Cielo, de 26 anos, que fez vários agradecimentos. "Agradeço à minha família (os pais, Cesar e Flávia, e a irmã, Fernanda, estavam nas arquibancadas do Palau Sant Jordi), aos meus amigos, ao presidente Carlos Nuzman, ao Marcos Vinícius e ao Jorge Bechara, do COB, que pagou a minha preparação - fui para Miami, para o Arizona, para a França, um mês antes dessa competição começar... Não tem segredo, é se preparar e, graças a Deus, este ano tive o COB para acreditar no meu potencial, apostar na minha preparação. Também quero agradecer ao Dr. Arnaldo, que operou os meus joelhos, e aos meus patrocinadores (Adidas, Embratel, Gatorade, Correios e Audi), que me ajudaram a começar o ciclo olímpico até 2016 com o pé direito", frisou.

Choro no pódio

Mais experimente aos 26 anos, e depois de muitas conquistas internacionais importantes, o brasileiro mostrou que estava feliz e parecia mais solto no caminho do pódio. Ligou o celular e foi filmando o trajeto, sorridente, mas, na hora do Hino Nacional, acabou deixando escapar o choro. "Até que foi mais controlado do que das outras vezes", disse Cielo, que é emotivo e tem dificuldade para segurar a emoção. "Naquela hora do pódio, do Hino, é impossível conter as emoções. Passa um filminho na cabeça, da superação pós cirurgia nos joelhos, de tudo de que tive de me privar neste semestre. Tirei um caminhão das costas e estou mais leve para os 50 m livre", acentuou.

Cesar Cielo ainda nada os 50 m livre, em que vai lutar pelo tricampeonato mundial - foi campeão em Roma/2009 e em Xangai/ 2011. As eliminatórias e semifinais serão na sexta-feira (2/8) e a decisão, no sábado (3/8). Nos 50 m livre, a prova mais rápida da natação, Cielo é também recordista mundial (20s91), campeão olímpico (Pequim/2008) e medalhista de bronze olímpico (Londres/2012).

As dez medalhas de Cielo (7 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze)

Mundial de Barcelona/2013
Ouro nos 50 m borboleta - 23s01, em 29/7/2013

Mundial de Xangai/2011
Ouro nos 50 m borboleta - 23s10, em 25/7/2011
Ouro nos 50 m livre - 21s52, em 30/7/2011

Mundial de Roma/2009
Ouro nos 50 m livre - 21s08, em 1/8/2009
Ouro nos 100 m livre - 46s91, em 30/7/2009, recorde mundial

Em piscina curta

Mundial de Dubai/2010
Ouro nos 50 m livre - 20s51, em 17/12/2010
Bronze no revezamento 4×100 m - 3min05s74, em 15/12/2010 (Nicholas Santos, Cesar Cielo, Marcelo Chierighini e Nicolas Oliveira)
Ouro nos 100 m livre - 46s74, em 19/12/2010
Bronze no revezamento 4×100 m medley - 3min23s12, em 19/12/2010 (Guilherme Guido, Felipe França, Kaio Márcio e Cesar Cielo)

Mundial de Indianápolis/2004
Prata no revezamento 4x100m livre - 3min12s73, em 7/10/2004 (Cesar Cielo, Thiago Pereira, Christiano Santos e Nicholas Santos)