Em sua terceira prova no Troféu José Finkel de Natação 2013, Jessica Cavalheiro, do Sesi-SP e da seleção brasileira, conquistou sua terceira medalha de prata. Na noite da quarta-feira (14/08), a nadadora pulou na piscina para disputar o revezamento 4 x 200 m livre, junto às companheiras de clube, Bruna Primati, Ana Marcela Cunha e Giovanna Diamante. Com o tempo de 8min20s67, a equipe garantiu a prata, atrás do Minas, que quebrou recorde do campeonato com 8min08s08. O Corinthians ficou em terceiro, com 8min20s97. O Finkel 2013 está sendo disputado no Parque Aquático Mário Cardoso Xavier, no Corinthians, em São Paulo e vai até sábado (20).
Jessica ainda tem pela frente cinco provas: 100 m livre, 400 m livre e os 200 m borboleta, além dos revezamentos 4 x 100 m livre e o 4 x 100 m medley. Na quinta-feira (15), a nadadora vai em busca de mais uma medalha, nos 200 m borboleta. As eliminatórias serão disputadas no período da manhã.
Na disputa que fechou o terceiro dia de finais, o revezamento 4 x 200 m livre feminino, não faltou emoção. Jessica Cavalheiro foi a responsável por abrir a prova para o Sesi-SP e foi bem, imprimindo forte ritmo. A nadadora entregou para Bruna Primati, com o Sesi-SP em primeiro lugar. Porém, a campeã brasileira Manuella Lyrio foi a segunda a nadar pelo Minas e conseguiu abrir boa vantagem sobre as concorrentes. Assim, a emoção da prova foi para a briga pelos dois lugares restantes no pódio. Sesi-SP, Corinthians e Grêmio Náutico União disputaram braçada a braçada, mas o Sesi foi o melhor e conseguiu a prata.
"Nadar com esse frio é muito difícil. Antes da prova, não sentia as extremidades, nem dos pés nem das mãos. Isso porque cheguei de luva e tênis para nadar. Mas é o que temos. A condição está igual pra todo mundo", conformou-se Jessica Cavalheiro, que não teve como fugir dos 10 graus de temperatura porque a competição é disputada em piscina ao ar livre.
Sobre nadar novamente os 200 m borboleta depois de muitos anos, a nadadora afirmou que está preocupada com o tempo frio. "Estou um pouco nervosa para a estreia. Mais por causa do frio que deve permanecer nos próximos dias. Eu não gosto muito de frio, mas vou fazer o meu melhor e ajudar o Sesi-SP", completou.
Para o técnico Fernando Vanzella, do Sesi-SP e da seleção brasileira, Jessica foi fundamental para a conquista da prata pela equipe. "Ela abriu o revezamento 4 x 200 m livre um pouco acima do tempo dela, mesmo sentindo a viagem para Barcelona, onde disputou o Mundial. É difícil manter o polimento. Ainda assim, a ajuda dela foi importante para a conquista de mais essa prata no José Finkel", justificou Vanzella.
Troféu José Finkel
200 m livre - Prata - 2min02s98
4 x 50 m livre - Prata - 1min43s58
4 x 200 m livre - Prata - 8min20s67
Sobre a nadadora - Jessica Bruin Cavalheiro tem 21 anos e é treinada por Fernando Vanzella, que também coordena a Seleção Brasileira da modalidade. Entre seus principais resultados está a medalha de prata no Pan de Guadalajara/2011 no revezamento 4 x 200 m livre.
Nascida em Belo Horizonte (MG), Jessica deu as primeiras braçadas aos 3 anos e em pouco tempo já disputava competições. Em 2001, aos 10 anos, integrava a equipe do Minas Tênis Clube. No ano passado, a atleta mineira defendeu o Fluminense e agora faz parte de um projeto inovador voltado à natação feminina no Sesi-SP, sob o comando de Fernando Vanzella.