A saltadora Fabiana Murer, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, ficou com a medalha de bronze na etapa de Estocolmo (SUE) da Diamond League, nesta quinta-feira (22/8). Fabiana saltou 4,59 m na sua segunda tentativa, mas não ultrapassou o sarrafo na altura de 4,69 m. Numa prova em que as competidoras pareciam cansadas, após o desgastante Mundial de Moscou, que terminou domingo, a alemã Silke Spiegelburg ficou com a medalha de ouro (4,69 m) e a cubana Yarisley Silva com a de prata (4,59 m).
Silke e Yarisley saltaram 4,59 m na primeira tentativa, mesma altura vencida por Fabiana Murer, mas no segundo salto dos três a que tinha direito. A norte-americana Jennifer Suhr passou 4,59 m na sua última e terceira tentativa e terminou na quarta colocação. Nenhuma das quatro saltou 4,69 m - todas usaram as suas três tentativas. Empatadas, Silke e Yarisley voltaram para o desempate e apenas a alemã ultrapassou a barreira dos 4,69 m.
A organização da prova chegou a mostrar um salto de 4,69 m da cubana, mas, na verdade, o sarrafo saiu do lugar e o resultado não valeu. "O Lavillenie (o francês Renaud Lavillenie) chegou a fazer um salto de 6,07 m nesta temporada que também não valeu. São coisas do salto com vara", explicou o técnico Elson Miranda, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.
"A Fabiana manteve a média das provas que fez em Estocolmo. Esta pista não é veloz e as saltadoras nunca vão muito bem aqui. A própria Jennifer Suhr, campeã olímpica, ficou em quarto e as marcas não foram fortes", disse Elson.
Na véspera da competição, Fabiana voltou a participar - como sempre faz em provas na Alemanha e na Suécia - de uma clínica de salto com vara para crianças, numa arena montada numa praça de Estocolmo.
A cubana Yarisley Silva lidera o salto com vara na Diamond League, com 11 pontos - a brasileira está em quarto, com 6. Fabiana Murer, que ficou em quinto no Mundial de Moscou (4,65 m), ainda segue na Europa para mais duas competições. Disputa a Volksbank Stabhochsprung Meeting Beckum, na Alemanha, no domingo (25/8), e a etapa de Zurique da Diamond League (29/8). "A prova de Beckum será só de salto com vara, mas em estádio, uma competição bacana que estamos fazendo para permanecermos em atividade até a etapa de Zurique da Diamond League", explicou Elson.