Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Quenianos domínam a 80ª corrida do Circuito CAIXA

E-mail Imprimir PDF

Os quenianos não tiveram dificuldade para manter a hegemonia na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas CAIXA, no domingo (29/09), no Centro Cívico. Edwin Kipsang (29min08), campeão da última São Silvestre, conquistou o bicampeonato da prova curitibana enquanto Delvine Relin Meringor (35min05) foi a vencedora entre as mulheres. Ambos cruzaram a linha de chegada quase um minuto à frente de Giomar Pereira e Edielza Guimarães, respectivamente, melhores brasileiros na disputa. A próxima corrida será em Ribeirão Preto, dia 19 de outubro.

Marcando a 80ª edição da história do Circuito CAIXA, que também celebra dez anos em 2013, competiram em Curitiba 32 fundistas de elite, entre eles os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua. Além deles, um número recorde de 35 assessorias esportivas e equipes enfrentou o frio de 11 graus.

Dono do quinto melhor tempo do mundo nos 10 km nesta temporada, Edwin Kipsang não tomou conhecimento dos adversários. "Foi uma prova pesada, pela quantidade de subidas e descidas, mas muito boa. Depois do quarto quilômetro dei uma arrancada e deixei o pelotão principal para trás", contou o queniano, que ficou perto do seu próprio recorde no percurso da prova (29min04 em 2012).

A briga mais acirrada foi pelo segundo lugar. Giomar Pereira, pentacampeão brasileiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2012) e atual líder do ranking nacional, travou um duelo particular com José Nilson de Jesus, que vem ganhando destaque nas corridas no Nordeste. "Foi uma prova muito difícil. Larguei junto com o pelotão principal e me esforcei para manter o ritmo até o quinto quilômetro. Depois, vi que faltava pouco e forcei um pouco mais", explicou Giomar. "Fui o quarto colocado numa prova na semana passada e senti que chegaria bem, aqui. E com o resultado de hoje, mantive a liderança do ranking, que é o meu objetivo."

Fim de temporada com chave de ouro

Prestes a voltar para o Quênia, Delvine Relin Meringor conquistou sua primeira medalha de ouro no Circuito CAIXA, encerrando a temporada brasileira. Mesmo sentindo dor nas pernas, devido à sequência de provas, a queniana dominou a disputa em Curitiba com facilidade.

"Ainda não tinha corrido aqui e gostei muito do percurso. Esse clima mais frio também é bem agradável para mim", avaliou a atleta, que levará boas lembranças do Brasil. "Meus piores resultados aqui foram segundos lugares. Gostei muito do Brasil e dos brasileiros. Com o Circuito CAIXA, pude experimentar vários tipos de clima e de percurso. Isso é muito bom." Delvine ficou em segundo lugar na etapa de Recife, em agosto.

Vice-campeã e melhor brasileira em Curitiba pelo segundo ano consecutivo, Edielza também comemorou o feito que garante a ela o terceiro lugar no ranking brasileiro. "Foi uma prova difícil, com um ritmo muito forte. Tentei me aproximar da queniana, mas ela conseguiu uma boa vantagem. Mesmo assim, permaneci o tempo todo junto com o pelotão principal. Terminar como a melhor brasileira é um grande resultado", destacou.

Superação entre os amadores

Entre os amadores, o cadeirante Olivério Ferreira chamou a atenção do público com um triciclo próprio para corrida. O atleta disputou uma corrida no mesmo percurso do Circuito CAIXA, há 27 anos, quando integrava o Exército. Neste domingo, oito anos após se tornar cadeirante, voltou ao local pela primeira vez. "Antes, eu corria pelo Exército, não pensava em ser atleta. Depois que me tornei deficiente físico, passei a correr pela saúde. Com a corrida eu me mantenho longe do hospital", apontou Olivério, que ganhou de um amigo o triciclo adaptado. "Estar aqui, hoje, é emocionante."

Uma das atletas mais animadas era Edith Kitzberger, de 74 anos. Conhecida e cumprimentada por vários outros competidores, Edith fez neste domingo (29) sua primeira prova depois de passar por uma cirurgia nos rins, há apenas 66 dias, Foi a vencedora na sua categoria por faixa etária. "Vi uma amiga correndo, quis experimentar e não parei mais. Eu me transformo quando corro. Fico mais disposta, mais feliz e dinâmica", destacou a atleta que em 12 anos de corridas acumula mais de 300 medalhas e troféus.

Resultados

Masculino

1.- Edwin Kipsang Rotich (FILA) - 29min08
2.- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min03
3.- José Nilson de Jesus - 30min11
4.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min16
5.- Antônio Carlos de Jesus Borges (Pé de Vento/CAIXA) - 30min37
6.- Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes (Cruzeiro/CAIXA) - 30min49
7.- Reginaldo Oliveira Campos J (BM&FBOVESPA/Pão de Açúcar) - 31min
8.- Valdir Sérgio de Oliveira (Gran Cursos/CAIXA) - 32min02
9.- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 32min03
10.- Paulo Cézar Santos de Jesus - 32min03

Feminino

1.- Delvine Relin Meringor (Kenia/Luasa Sport) - 35min05
2.- Edielza Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 35min57
3.- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 36min10
4.- Conceição Oliveira - (Mizuno/CAIXA/Find/Oakley) - 36min26
5.- Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports) - 36min31
6.- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 36min44
7.- Kleidiane Barbosa Jardim (GranCursos/CAIXA) - 36min48
8.- Rosângela Gavinski (Pref. de Curitiba) - 37min17
9.- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 38min12
10.- Joelma de Jesus (Ascoruse/Maria Zeferina) - 39min41

O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8) e Porto Alegre (1º/9). Depois de Curitiba, segue ainda para Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.