A quinta e decisiva etapa da Copa Internacional de MTB (mountain bike) será disputada de sexta-feira (4/10) a domingo (6), na Costa do Sauípe (BA), única fora de Minas Gerais após passar pelas cidades de Araxá, São João Del Rei, Divinópolis e Congonhas. A atleta Isabella Lacerda (LM/Shimano) tem boas chances de chegar ao título.
Isabella tem 51 pontos de vantagem sobre a segunda colocada da elite, Erika Gramiscelli. A ciclista mineira tem duas vitórias e dois segundos lugares, somando 256 pontos e conquistará a Copa se ficar até em 9° lugar. "Minha expectativa é grande para a decisão. Estou bem preparada e focada no que terei de fazer para ser campeã", conta Isabella Lacerda, terceira colocada em 2012. Com chance reduzida, Raiza Goulão, aparece em terceiro lugar, com 195 pontos, dez a menos que a segunda colocada.
Entre os homens patrocinados pela marca japonesa, três disputam a super elite, Ricardo Pscheidt (Soul Cycles), Marcelo Cândido e Gustavo Ricardo (ambos LM/Shimano), enquanto Renê Silva, também da LM, representa a equipe no sub-17. Em terceiro lugar, com 143 pontos, Pscheidt está perto de garantir a medalha de bronze da competição. Henrique Avancini (239 pontos) e Rubens Valeriano (205) decidem o título.
Etapa de Sauípe tem formato diferenciado
A etapa decisiva da Copa Internacional de MTB terá um formato diferente em relação às anteriores. Ao invés do tradicional XCO (Cross Country Olímpico) utilizado nas três primeiras rodadas, em Araxá, São João Del Rei e Divinópolis, e do formato XCP (maratona) adotado em Congonhas, a prova baiana será dividida em três etapas, uma a cada dia e recebe o nome de XCS (Cross Country por Etapas).
Na sexta-feira (4) a prova será contra-relógio, com um percurso de 15 km. No sábado, o formato será o Short Track (pista curta), em que os bikers competem por 20 minutos e concluem a disputa com mais duas voltas no percurso. No domingo, serão 72 km no mesmo formato da quarta etapa, XCP. Ao final do último dia, os tempos das três provas serão somados, para que os vencedores da etapa e os campeões da temporada em cada categoria sejam conhecidos.
Raiza Goulão volta a competir após dois ouros na Argentina - Após o título na etapa brasileira do Shimano Short Track, conquistado no Shimano Fest, no começo de setembro, Raiza Goulão venceu outras duas importantes provas no fim de semana passado. A atleta conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Latino-Americano de Mountain Bike, realizado em Cotamarca, na Argentina.
Na sexta-feira (27), o primeiro ouro da competição para a atleta veio com a vitória do eliminator, o XCE, que consiste em diversas baterias eliminatórias com quatro atletas, onde os melhores de cada rodada passam de fase. Na decisão, após passar boa parte da prova em terceiro lugar, Raiza garantiu o ouro para o Brasil nos 100 metros finais.
Já no domingo, na prova do Cross Country Olímpico (XCO), Raíza garantiu seu segundo ouro. Dessa vez, a vitória veio com folga em relação às demais rivais. A ciclista de Pirenópolis (GO) não venceu apenas em sua categoria, a sub-23, como também foi a melhor entre as atletas da elite.