2013 foi de muitas conquistas para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. No ano que vem, o País será um dos participantes das Copas do Mundo pela categoria A da Federação Internacional de Ginástica (FIG), feito inédito para o Brasil e para a América Latina. Isso é motivo de muito orgulho e comemoração, já que apenas as 12 melhores Seleções de Conjunto do Mundo têm vaga.
Esse direito foi conquistado em virtude dos resultados atuais alcançados pela Seleção de Conjunto. A equipe garantiu a primeira medalha de bronze em uma etapa de Copa do Mundo, em Minsk, na Bielorrússia, em maio, e fez bonito no Campeonato Mundial, em Kiev, na Ucrânia, em agosto, onde fechou na 12ª colocação no geral. Assim como o Brasil, estão entre as 12 melhores do Mundo a Alemanha, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, China, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Rússia e Suíça.
A técnica da Seleção de Conjunto, Camila Ferezin, afirma que, agora, a responsabilidade será ainda maior. "No ano que vem, participaremos de nossa primeira Copa do Mundo da categoria A, que será na Alemanha, em março, só com a elite. Todos irão olhar para esses Países, inclusive para nós, com outros olhos. Subimos um degrau muito alto e agora temos que, não só permanecer nele, como também melhorar ainda mais a nossa colocação no próximo Campeonato Mundial", apontou.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, disse estar muito orgulhosa com essa conquista. "Essa é mais uma vitória, em um ciclo olímpico que está sendo maravilhoso. Nós vivemos um momento histórico na modalidade, em que é possível afirmar que estamos em igualdade com outras grandes potências internacionais, o que foi gerado pelo esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos. Isso é mais uma prova de que estamos no caminho certo rumo ao nosso objetivo principal, que são os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", destacou.