Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Pupo comanda o show do surfe em Tramandaí/RS

E-mail Imprimir PDF

Apontado como um dos grandes favoritos neste ano, o paulista Samuel Pupo não decepcionou a galera logo no primeiro dia de disputas do 15º Rip Curl Grom Search, o principal circuito sub16 do Brasil. Neste sábado (18), ele foi o principal destaque na etapa inicial do ranking, no Píer de Tramandaí, no litoral gaúcho, garantindo vagas nas semifinais das categorias mirim e iniciante, onde deu um show à parte.

Nas ondas, Samuel correspondeu às expectativas, primeiro na mirim (até 16 anos), onde o campeão do Circuito garante uma vaga à final internacional do Rip Curl Grom Search, em abril de 2015, na Austrália. Depois, na iniciante (no máximo 14 anos), garantindo as melhores somatórias do dia, um 13,75 e no segundo round, 14,75, com direito a uma onda quase perfeita, que lhe valeu 9,75, a maior entre todos.

Acompanhado de seu pai, o ex-surfista profissional Wagner Pupo, Samuca mostrou sua calma habitual. “O importante é que estou surfando sem pressão, estou calmo. Nessa melhor onda 9,75 troquei de prancha. Estava escorregando e decidi voltar à estratéria antiga. O campeonato está irado, a Rip Curl está de parabéns. Fui muito bem recebido aqui, a galera é simpática”, disse o atleta.

Se Samuca conta com os conselhos do pai, outros atletas também podem se sentir privilegiados de ter como técnico o bicampeão brasileiro, tri carioca e com dois anos de WCT, Léo Neves. Ele está no evento acompanhando João Vitor Chumbinho, Vitor Ferreira, Daniel Templar e Kayane Reis. “Estou muito feliz de estar aqui, rever velhos amigos. Estou numa transião de carreira e escolhi o melhor caminho, onde posso desenvolver um trabalho e passar um pouco dessa experiência de anos de Circuito Mundial. Estou trabalhando com essa molecada que está começando na carreira e este projeto está crescendo cada vez mais”, contou Léo.

Outra boa atuação entre os mirins foi do atual campeão paulista da categoria, Wesley Dantas, apesar do cansaço da viagem. “Foram dois dias de carro, muito cansativo. Mas o campeonato está insano, todo mundo voando. O Tag Team também será irado”, disse..

GAÚCHO - O atual campeão gaúcho mirim e junior, Luy Arman, também se garantiu na semifinal, para alegria da torcida local. As vagas para a final da etapa terão, ainda, os pernambucanos Raul Reis (radicado em SP) e Douglas Silva, o catarinense Giovane Picaski e os paulistas Herbert Moreno e Luan Kawani. Já na iniciante, além de Samuel Pupo, estão na semi os paulistas Pedro Dib, Kauê Germano e Guiherme Vilas Boas e os irmãos catarinenses Vinicius e Leonardo Barcelos.

“O Rip Curl Grom Search é um dos eventos mais fantásticos do surf brasileiro, por lidar, justamente, com o futuro do surf nacional. Aqui em Tramandaí, destaque para Samuel Pupo, Wesley Dantas, Herbert Moreno e Luan Garcia, que deram um show de surf e comprovaram o excelente celeiro de ases em que se transformou a novíssima geração brasileira”, destacou Klaus Kaiser, locutor da etapa e um dos profissionais mais experientes do surf no País.

“Pelo que foi apresentado até o momento, dá para dizer, sem a menor sombra de dúvida, que o futuro do nosso esporte está garantido”, acrescentou Klaus, com grande vivência em campeonatos profissionais em todo o Continente.

Fora do mar, o evento conta com várias atrações, confirmando o slogan “muito mais que um campeonato de surf”, como a mini rampa de skate, instalada pela Prefeitura de Tramandaí, a doação de mudas nativas, dentro do Programa Rip Curl Planet, a distribuição de brindes da Wizard e pipas Rip Curl, além do artista Marcelo Macarrão fazendo pinturas personalizadas nas pranchas dos atletas. Ainda no sábado, todos os competidores participam da tradicional confraternização, com exibição do filme Missing, do tricampeão mundial Mick Fanning.

“O dia começou com bastante vento e condições irregulares, mas a partir das 11 horas as ondas melhoraram com a maré seca e com a diminuição do vento, que ficou um pouco mais fraco. Temos ondas de meio metro ideais para a molecada mostrar seu potencial", ressaltou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl e na coordenação do Circuito.

Em sua 15ª edição consecutiva, o Rip Curl Grom Search é disputado em quatro categorias: mirim e feminina (até 16 anos), iniciante (no máximo 14 anos) e grommet (limite de 12 anos). Outra atração é o Tag Team Lipsul, disputa entre equipes. Na mirim e na feminina, os campões do Circuito garantem seus lugares na final internacional do evento, em abril de 2015, na Austrália.

O evento reúne atletas de seletivas feitas em vários países e é disputado simultaneamente com o Rip Curl Pro Bells, criando uma grande expectativa entre os jovens talentos. Os dois campeões ganharão passagens aéreas, bolsas de estudos de inglês intensivo, com duração de um mês (carga horária de 25 horas semanais em escola a ser definida em Sidney), incluindo pensão completa em casa de família.