O G-4 do NBB 2013/2014 tem um novo integrante: o Brasília. Após grande vitória sobre o Uberlândia, nesta terça-feira (18/02), por 84 a 75, o time candango se beneficiou com a derrota do Limeira para o Pinheiros, também nesta terça-feira, e assumiu a quarta colocação na classificação do campeonato nacional, com 15 triunfos em 23 partidas (65,2% de aproveitamento).
Isto significa que, se a fase de classificação acabasse hoje, a agremiação da capital federal avançaria direto as quartas de final do NBB e teria o mando de quadra na disputa contra seu adversário vindo das oitavas de final.
Para sair do Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) com o resultado positivo na bagagem, os comandados de Sergio Hernandez contaram com grande partida do armador Nezinho, autor de 23 pontos e oito assistências, e do ala Alex Garcia, responsável por um duplo-duplo de 20 pontos e 12 rebotes, além de distribuir quatro assistências e totalizar 28 de eficiência.
"Muitos times que vêm jogar em Brasília chegam com o intuito de segurar a partida. O Uberlândia fez isso hoje e deu certo por um tempo, mas a partir do terceiro quarto o jogo proporcionou situações em que pudemos encaixar boas defesas e abrir vantagem no placar", contou Nezinho.
Já o Uberlândia, que caiu da sexta para a sétima colocação do NBB e agora acumula 13 resultados positivos em 22 duelos no NBB6 (59,1% de aproveitamento), teve no experiente armador Helinho, cestinha da partida, com 26 pontos, sua principal figura em quadra, além do pivô Cipolini, com 17 pontos, e o ala Audrei, que registrou 15 tentos e cinco rebotes.
Em noite de Shamell, Pinheiros vence Limeira e assume vice-liderança
O Pinheiros é o novo vice-líder da sexta edição do NBB. Nesta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari enfrentou uma partida dificílima, mas contou com atuação de gala do ala norte-americano Shamell para superar o Limeira, fora de casa, por 79 a 72, e assumir o segundo lugar na classificação do campeonato.
Esta foi a 17ª vitória em 24 confrontos dos pinheirenses na competição nacional (70,8% de aproveitamento), rendimento superior ao do até então vice-líder Paulistano/Unimed, que agora ocupa a terceira posição, 16 triunfos em 23 jogos (69,6% de aproveitamento).
Responsável por guiar a importante vitória do Pinheiros, o ala Shamell encerrou a partida com 32 pontos na conta, sendo 14 deles no último quarto, além de distribuir sete assistências, pegar cinco rebotes e recuperar quatro bolas, números que totalizaram incríveis 38 de eficiência.
"Era um jogo fundamental para a gente. Conquistamos um resultado muito importante na busca pela nossa classificação. Fizemos uma boa defesa e isso fez a diferença para conseguirmos mais uma vitória", analisou Shamell.
Os limeirenses, por sua vez, tiveram como principais destaques o armador Hélio, com 18 pontos e o ala/armador norte-americano David Jackson, autor de 17 tentos. Com o revés, os comandados de Demétrius Ferracciú perderam o lugar no G-4 para o Brasília, que venceu o Uberlândia, também na noite desta terça, e assumiu o quarto lugar que pertencia ao time de Limeira.
Confira os resultados dos jogos do NBB 2013/2014 nesta terça:
Dia 18/02 (terça-feira)
20h - Brasília 84 x 75 Uberlândia
20h - Limeira 72 x 79 Pinheiros