O Basquete Cearense venceu o forte São José, por 74 a 64, na tarde deste sábado (08), no Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza, pela 30ª rodada do NBB 6, e dá um grande e importante passo na busca pela vaga à próxima fase da competição nacional. O time comandado pelo técnico Alberto Bial voltou a mostrar muita força coletiva e uma eficiente marcação, fundamentais para o excelente resultado, e se mantém firme na briga.
Com 17 pontos e 14 rebotes, o ala/pivô Felipe Ribeiro foi o cestinha da equipe e chegou a mais um duplo-duplo na carreira. O armador Davi Rossetto também anotou 17 pontos, em grande atuação. O armador norte-americano Brandon Brown também apareceu bem, 14 pontos e cinco assistências.
"Nós tivemos uma consciência defensiva muito grande. É uma vitória expressiva, contra um grande time que é o de São José. Isso dá motivação e confiança para os próximos jogos", afirma Felipe Ribeiro. "Nosso time está se encorpando, estamos pegando um ritmo de jogo muito bom. Os jogadores estão confiantes. Isso é o mais importante", completa o capitão do SKY/Basquete Cearense.
A partida foi muito equilibrada no primeiro quarto. Os visitantes fecharam o primeiro período em vantagem: 14 a 13. Felipe Ribeiro, com seis pontos e cinco rebotes, foi o destaque do Basquete Cearene, que reagiu no quarto seguinte.
Brandon Brown, armador norte-americano da equipe de Fortaleza, comandava o time, que reagiu e virou o jogo: 31 a 25. A defesa mostrou mais solidez. Felipe Ribeiro era outro que aparecia bem, com seis pontos e seis rebotes.
Depois do intervalo, o Basquete Cearense manteve um ritmo forte e começou a construir uma boa vantagem. Com uma marcação forte e um ataque eficiente, abriu mais vantagem no placar e fechou o terceiro quarto em 58 a 46. Brown chegava a 14 pontos, e Felipe Ribeiro alcançava, mais uma vez, um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 rebotes.
Atrás no placar, o São José reagiu. Chegou a empatar o jogo em 60 a 60, mas os donos da casa retomaram o controle do jogo, para chegar a mais uma vitória no NBB: 74 a 64.
"Foi um jogo muito bom para nós, porque fizemos exatamente o que tínhamos nos proposto a fazer. Trocamos bastante passes. Imprimimos um ritmo bastante forte, com velocidade, aproveitando o cansaço deles, que jogaram na quinta-feira. Com uma defesa forte conseguimos fazer com que eles anotassem apenas 64 pontos", comenta o armador Davi Rossetto, muito importante, sobretudo, no último quarto.
"Era um jogo que eu chamava de decisivo, porque precisamos cada vez mais chegar perto da nossa classificação, e sabíamos da necessidade dessa vitória. Fizemos um trabalho nesta semana muito perto do que considero ideal", conclui o técnico Alberto Bial.
Agora, o Basquete Cearense tem uma dura sequência fora de casa. Enfrenta o Limeira e o Bauru, nos dias 13 e 15, respectivamente, no interior de São Paulo.