Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Em rodada dramática, NBB 13/14 tem novo panorama

E-mail Imprimir PDF

Uberlândia e Limeira fizeram uma partida eletrizante neste sábado, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. Depois de muito equilíbrio durante todo o jogo, a equipe mineira conseguiu a vitória de maneira dramática. Com um arremesso de Cipolini no estouro do cronômentro, os atuais vice-campeões venceram o duelo, por 79 a 77, e voltaram a se aproximar do G-4 do NBB 2013/2014.

Com o emocionante triunfo diante de um adversário direto, Uberlândia se manteve vivo na briga pela classificação direta para as quartas de final da competição nacional. Ainda na sexta colocação, os comandados do técnico João Batista somam agora 18 resultados positivos em 29 partidas realizadas (62,1% de aproveitamento) e esquentaram a disputa por um lugar no grupo dos quatro primeiros colocados.

Antes dono do quarto lugar, Limeira caiu para a quinta posição com uma campanha de 19 vitórias em 30 jogos (63,3% de aproveitamento). Então, mesmo sem jogar na rodada deste sábado, por estar envolvido na disputa do Final Four da Liga das Américas 2014, o Pinheiros voltou a figurar no G-4, com 64,3% de aproveitamento (18 triunfos em 28 partidas).

Herói do triunfo uberlandense, Cipolini foi o segundo maior pontuador da equipe, com 18 pontos, atrás apenas de Helinho, autor de 19 tentos. Quem também se destacou foi o armador Valtinho, que marcou 17 pontos e ainda atingiu um expressivo feito. Com as oito assistências distribuídas, o jogador se juntou a Fúlvio, Larry Taylor e Nezinho a ultrapassar a marca de mil no fundamento na história do NBB.

Em outra partida da rodada, o Mogi das Cruzes venceu o confronto direto frente ao Macaé Basquete e voltou a figurar na zona de classificação aos playoffs. Atuando ao lado de sua torcida, o time paulista levou a melhor, por 86 a 77, ultrapassou os macaenses e reassumiu a 12º posição.

Com o triunfo, o esquadrão mogiano soma agora 12 vitórias, uma mais do que os representantes do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ambas as equipes disputaram 30 jogos e Mogi depende apenas das próprias forças para figurar pela primeira vez na fase de mata-mata do maior campeonato de basquete do país.

Os destaques da vitória do time paulista ficaram por conta do ala Marcus Toledo, que somou um duplo-duplo de 20 pontos e 11 rebotes, e do armador Gustavinho, autor de 18 pontos e cinco assistências.

Paulistano vence a 22ª e mantém vice-liderança

O Paulistano chegou ao mesmo número de vitórias do líder Flamengo. Neste sábado, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti superou a Liga Sorocabana, fora de casa, por 82 a 60, e chegou ao 22º triunfo na temporada 2013/2014 do NBB.

O empate no número de triunfos não coloca o time paulista na liderança, pois os cariocas possuem jogos a menos na tabela de classificação e superam o rival no aproveitamento. O Paulistano está com uma campanha de 22 vitórias em 30 jogos disputados (73,3% de aproveitamento) e o Flamengo, 22 em 27 (81,5%).

A equipe da capital de São Paulo chegou à vitória após um segundo quarto arrasador, em que eles conseguiram uma sequência de 20 a 0 e abriram 25 pontos de vantagem no placar (51 a 26). Mesmo com o equilíbrio da Liga Sorocabana na segunda metade do jogo, o Paulistano não permitiu que o adversário conseguisse se recuperar no marcador.

Quem se beneficiou da derrota dos sorocabanos foi o Goiânia. Também neste sábado, o time do Centro-Oeste do país conquistou uma importante vitória, sobre o São José, em casa, por 100 a 85, e se afastou da zona de rebaixamento do maior campeonato de basquete do país.

Agora, os goianos estão mais tranquilos na 15ª colocação. A equipe dirigida pelo técnico Márcio Andradre soma agora nove triunfos em 30 partidas disputadas na temporada 2013/2014 (30% de aproveitamento), enquanto que Liga Sorocabana possui oito resultados positivos também em 30 jogos disputados (26,7% de aproveitamento).

Com vantagem em um possível empate, já que venceu os dois confrontos entre as equipes, Goiânia precisa apenas de uma vitória nas duas partidas que ainda tem por fazer para se livrar de vez do descenso para a Liga Ouro.

Franca vira no fim e bate Bauru

Não foi só Uberlândia que venceu na rodada deste sábado de maneira dramática. Com uma incrível virada no fim, o Franca superou o Bauru, por 77 a 62, atuando em casa, no Ginásio do "Pedrocão".

Com dois minutos para o fim do jogo, os bauruenses tinham oito pontos de frente (75 a 67). Mas os donos da casa reagiram de maneira espetacular e a vitória veio após de uma arremesso de dois pontos certeiro do ala/armador Socas.

Mesmo com o triunfo, Franca igualou a campanha do Basquete Cearense, dono do nono lugar - 15 vitórias e 15 derrotas (50% de aproveitamento), mas segue na décima colocação, por levar a pior nos critérios de desempate. Já Bauru segue no oitavo posto na tabela de classificação, com 16 resultados positivos em 30 jogos disputados (53,3% de aproveitamento).

Confira todos os resultados do NBB 2013/2014 neste sábado:

Goiânia 100 x 85 São José
Liga Sorocabana 60 x 82 Paulistano
Uberlândia 79 x 77 Limeira
Mogi das Cruzes/Helbor 86 x 77 Macaé Basquete
Franca 77 x 76 Bauru