Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cielo leva ouro nos 50 m borboleta no Maria Lenk

E-mail Imprimir PDF

O velocista Cesar Cielo conquistou a medalha de ouro com o melhor tempo do mundo no ano nos 50 m borboleta - 23s01 -, no Troféu Maria Lenk, nesta sexta-feira (25/4), no Parque Aquático do Ibirapuera, em São Paulo. O brasileiro, bicampeão mundial da prova, passou ao topo do ranking, posição que pertencia ao sul-africano Roland Schoeman, com o tempo de 23s07, feito em Durban, em abril. Cielo levou o ouro nos 50 m borboleta pela Fiat/Minas, com 23s01, formando o pódio com Nicholas dos Santos, da Unisanta (23s23), e Marcelo Chiereghini, do Pinheiros (23s95). Foi o segundo ouro com melhor tempo do mundo. Na quarta-feira (23/4), Cielo já havia ganhado o título nos 50 m livre, com o primeiro tempo do ranking mundial (21s39). Ao todo, tem três ouros na competição - também venceu o revezamento 4x50 m livre com a Fiat/Minas.

Cesar Cielo ainda fechou o revezamento 4x100 m livre da Fiat/Minas, nesta sexta-feira (25/4) - caiu na água quando o time, formado também por Nicolas Nilo Oliveira, Fernando da Silva e Felipe de Souza Martins, estava em terceiro lugar e ainda ganhou uma posição. A Fiat/Minas ficou em segundo, com 3min17s20. O Pinheiros venceu a prova (3min15s04) e a Unisanta ficou com a medalha de bronze (3min18s02).

"Eu e o Nicholas sempre tivemos uma disputa muito saudável e eu tive a sorte hoje, mas acho que os dois tem capacidade para nadar para 22 segundos. É a gente continuar nessa disputa para nadar cada vez mais rápido", disse Cesar Cielo. O velocista comentou sobre erro que cometeu na largada. "A nadada foi muito boa, mas eu tive um problema na saída e quase fui parar na raia 6 - brinquei com o Felipe (de Souza Martins), que é meu companheiro de treino, que eu quase encostei nele embaixo da água. Minha mão direita escapou na hora da largada, mas a parte nadada está super encaixada, bem forte, mas tem de pensar em nadar para 22 segundos. Foi bom fazer o primeiro tempo do ranking, mas temos de pensar em tempos mais baixos."

"Nos 4x100 m livre o Pinheiros levou a melhor, mas ainda tem muito campeonato pela frente e espero que a gente consiga dar o troco no 4x100 m medley. Foi bom nadar o revezamento. Peguei bem atrás ali, nadando contra o Marcelo (Chiereghini) e sabia que buscar um finalista de Mundial não ia ser uma tarefa muito simples. Então deu para garantir o segundo lugar. E vamos ver como vai ser os 100 m livre", disse Cielo que nada a prova individual da distância, neste sábado (26/4), com eliminatórias às 9h30 e final a partir das 17 horas.

"Estou bem nervoso com esses 100 m livre. Estou como o Phelps (Michael Phelps, o multicampeão mundial e olímpico) - eu vi as mãos dele tremendo antes dos 100 m borboleta. Parece que faz tanto tempo que não nado os 100 m livre..." Cielo nadou a prova, e venceu, na estreia da temporada, no GP de Orlando, em fevereiro (49s28). Cielo disse que o desafio será competir contra Marcelo Chiareghini e João De Lucca, que "estão nadando muito bem o campeonato universitário dos Estados Unidos".

Cielo disse que assistiu a volta de Michael Phelps, no Grand Prix de Mesa, nadando os 100 m borboleta - ficou em segundo (52s13), atrás de Ryan Lochte (51s93). "Faltou competição para ele, estava sem as manhas do cara fora de série que é, mas espero que ele tenha gostado do resultado, que é bem expressivo, que seja um impulso para ele continuar e que se classifique para a Olimpíada do Rio. A natação só tem a ganhar - ele é o melhor de todos os tempos."

As provas de Cesar Cielo
Dia 26/4, sábado, no Parque Aquático do Ibirapuera
9h30, eliminatórias e 17 horas, finais
100 m livre
revezamento 4x100 m medley