Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Equipes do NBB no Basquete 3x3 - Desafio das Ligas

E-mail Imprimir PDF

O basquete brasileiro terá um final de semana bastante agitado neste mês de maio. Apostando na nova modalidade 3x3, equipes do NBB e da LBF (Liga de Basquete Feminino) trocarão os ginásios pelas quadras ao ar livre na disputa da primeira edição do "Rede Apresenta Basquete 3x3 - Desafio das Ligas".

A competição será realizada nos dias 23 e 24 de maio, na cidade do Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, as estrelas das 24 equipes que atuam na elite do basquete brasileiro estarão em uma competição de 3x3, em chaves masculinas e femininas. O Desafio das Ligas terá a participação de 16 equipes masculinas, sendo 13 da atual temporada do NBB e mais três da Liga Ouro, além de oito clubes da LBF.

O NBB será representado pelas Basquete Cearense, Bauru, Brasília, Espírito Santo Basquetebol, Flamengo, Goiânia, Liga Sorocabana, Limeira, Macaé Basquete, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes, Palmeiras e Uberlândia; enquanto a Liga Ouro terá Campo Mourão, Lins Basquete e Sport Recife.

A LBF terá os seguintes representantes: Americana, Brasília, Mangueira, Maranhão, Rio Claro, Santo André, São José e Sport Recife.

Os atletas das equipes terão um cenário inspirador para a disputa do torneio, a Lagoa Rodrigo de Freitas, escolhida justamente por ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Outra inovação é a disputa dos jogos à noite. O público que acompanhar o Basquete 3x3 - Desafio das Ligas terá à disposição uma estrutura completa na área de entretenimento no espaço em torno da arena. DJs, bandas e outras surpresas irão complementar o show de basquete.

Basquete 3x3 no Brasil

O conceito do Basquete 3x3 excede a quadra, mesclando o esporte à música e à dança, criando um ambiente de interação que envolve o público como parte integrante do espetáculo. O jogo é disputado em espaços indoor e outdoor, em meia quadra, com quatro jogadores, sendo três titulares e um reserva. Com as cestas valendo um ponto ou dois (nos arremessos da linha de 3 pontos do basquete tradicional), a partida acaba aos dez minutos ou quando o placar atingir 21 pontos. A modalidade praticada por 250 milhões de adeptos no mundo é atualmente uma das que mais cresce no Brasil.

De acordo com a FIBA (Federação Internacional de Basquete), o Brasil foi o país que mais realizou eventos de Basquete 3x3 em todo o planeta, no último ano, com um total de 46 competições contra 44 da Hungria e 33 da Polônia, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

No momento, o Brasil é terceiro colocado no Ranking da FIBA na categoria +18 masculino e está em quarto lugar no +18 feminino. No Sub-18 feminino e masculino, o país está entre os 12 melhores do mundo. Os brasileiros aparecem também em quarto lugar no número de atletas praticantes da nova modalidade da bola laranja com 2904 jogadores. Os Estados Unidos estão em primeiro com 4779, seguidos da Hungria (3796) e da Indonésia (3613), que sediou o último Campeonato Mundial Sub-18, em 2013.