Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Ginástica Rítmica abre competições do Troféu Brasil

E-mail Imprimir PDF

Já está tudo pronto para o início do Troféu Brasil de Ginástica Artística e Rítmica. A edição de 2014 da competição, que é uma das mais importantes do calendário nacional das modalidades, será no Ginásio do Sest Senat, em Bento Gonçalves (RS), com entrada gratuita. As atletas da rítmica serão as primeiras a entrarem em cena, com a primeira rotatória de aparelhos nesta sexta-feira (23), das 14h às 18h. No sábado (24), no mesmo horário, elas fazem a segunda rotatória e serão conhecidas as medalhistas. Já no domingo (25), será a I Etapa Caixa, com as melhores em cada aparelho - arco, bola, maças e fita.

Prata na edição de 2013, Natália Gaudio é uma das fortes candidatas ao título. A atleta de 21 anos, da Escola de Campeãs/COES (ES), está confiante. "As expectativas são muito boas, sigo em ritmo forte de treinamento e vou entrar para fazer o meu melhor", contou.

A capixaba estará no Troféu Brasil com novidades. "Apresentarei aqui, pela primeira vez no Brasil, duas séries novas, criadas pelo técnico espanhol Rubén Gavilán. Nas maças, a música escolhida é ‘Blues for klook’, de Eddy Louiss, e no arco ‘Amaluna’, do Cirque du Soleil. Essas séries eu treinei menos tempo do que as demais, mas o ponto positivo é que, por serem novidades, a gente acaba ficando mais atenta", completou Natália, que estreou as coreografias nos Jogos Sul-Americanos, em março.

Outro ginasta que deve se destacar na competição é Simone Luiz, da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi (PR), que ficou com bronze no ano passado. "Eu acredito que tenho chance de melhorar meu resultado em relação a 2013. Tenho treinado bastante e vou buscar uma medalha. Essas competições são muitos importantes em nossa preparação para eventos internacionais. Eu mesma fico um pouco ansiosa na hora de me apresentar, então é importante estar em várias para que eu fique mais segura", disse Simone, de 22 anos, que pratica a modalidade desde os 7.

Assim como Natália, a paranaense Simone vai mostrar ao público novidades em dois aparelhos. "Na bola, meu principal aparelho, minha série é embalada pela música a ‘I want to know what love is’, da Mariah Carey. Já na fita, um instrumental da música 'Cabaret', da Liza Minnelli. Por ser a primeira vez que as apresento, pode dificultar um pouco, mas venho treinado muito", destacou.

Pela ginástica artística, os atletas seguem com os treinamentos preparatórios nesta sexta-feira (23). No sábado (24), fazem as provas pelo Troféu Brasil, enquanto no domingo (25), pela I Etapa Caixa.

Clubes participantes

GAM: Asa/Mesc (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG) e Serc Santa Maria (SP).

GAF: Associação Desportiva Centro Olímpico (SP), Associação Desportiva Santo André (SP), Cegin (PR), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Clube dos Subtenentes e Sargentos do II EX-Osasco (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS) e Serc Santa Maria (SP).

GR: Adiee/Udesc (SC), Agin/Norsul (SC), Associação de Ginástica Rítmica de Blumenau (SC), Assomes/Clube dos Oficiais da Polícia Militar (ES), Centro de Ginástica do Para (PA), Clube Esperia (SP), Clube Ítalo Brasileiro do Espirito Santo (ES), Coesi (SE), Escola de Campeãs/COES (ES), Espaço Cultural GRM (MG), Grêmio Náutico União (RS), Instituto Brasileiro de Assistência e Desenvolvimento Social /Ibades (DF), Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi (PR) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Programação

Sexta-feira (23)

9h30 às 10h: aquecimento corporal GAF
10h às 12h: treinamento de pódio GAF
15h às 15h20: aquecimento corporal GAF
15h20 às 16h: treinamento escalonado GAF - subdivisão 1
16h às 16h20: aquecimento corporal GAF
16h20 às 17h: treinamento escalonado GAF - subdivisão 2

14h às 14h30: aquecimento corporal GAM
14h30 às 16h30: treinamento de pódio GAM

14h às 18h: competição GR - rodízio 1

Sábado (24)

8h às 8h20: aquecimento corporal GAF - subdivisão 1
8h20 às 9h: aquecimento nos aparelhos GAF - subdivisão 1
9h às 10h40: competição GAF - subdivisão 1
10h30 às 10h50: aquecimento corporal GAF - subdivisão 2
10h50 às 11h30: aquecimento nos aparelhos GAF - subdivisão 2
11h30 às 13h10: competição GAF - subdivisão 2

13h30 às 14h: aquecimento corporal GAM
14h às 17h20: competição GAM

14h às 18h: competição GR - rodízio 2

Domingo (25)

I Etapa Caixa
8h às 8h30: aquecimento corporal GAM, GAF e GR
8h30 às 9h30: aquecimento nos aparelhos GAM, GAF e GR
9h40 às 11h40: competição GAM, GAF e GR
11h50: premiação GAM, GAF e GR