Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

NBB - Flamengo fica com o título 2013/2014

E-mail Imprimir PDF

O troféu de campeão do NBB vai mais uma vez para a Gávea. Na manhã deste sábado, com 15.449 presentes na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o Flamengo garantiu o tricampeonato do maior campeonato de basquete do país ao bater o Paulistano, pelo placar de 78 a 73, em partida equilibrada e acirrada do início ao fim e fez a festa ao lado de sua fanática torcida.

Dono do troféu na última temporada (2012/2013) e também da primeira edição do NBB, o time carioca manteve o domínio no NBB, garantiu seu terceiro título, o segundo de maneira seguida, e se igualou ao Brasília como as equipes com o maior número de conquistas da competição nacional na história.

Para ficar com o título, o segundo de maneira consecutiva, o Flamengo precisou superar uma grande batalha frente ao Paulistano. O duelo decisivo foi acirrado desde o início e a vitória dos comandados do técnico José Neto veio apenas nos minutos finais, graças a uma sequência de lances livres, nas mãos de Laprovittola e Marcelinho, e um rebote "salvador" de Shilton nos segundos finais.

"Foi um jogo muito difícil. Estávamos jogando contra uma equipe muito briosa, que por mais que a gente abrisse uma certa vantagem em alguns momentos, a gente sabia que eles reagiriam, pois têm essa característica de luta. No final prevaleceu a tranquilidade. Não é fácil jogar na frente dessa torcida, acho que eles sentiram um pouco. Mérito nosso de ter um time tranquilo no final e em totais condições de decidir", contou Marcelinho.

Com 16 pontos e quatro rebotes, o pivô norte-americano Meyinsse teve grande atuação e foi eleito o MVP da Final. Também autor de 16 pontos, o experiente ala Marcelinho foi outro a ter desempenho decisivo para o êxito dos rubro-negros, assim como o ala Marquinhos e o armador argentino Laprovittola, que marcaram 12 e 11 pontos, respectivamente.

"Nada acontece por acaso. Nosso time tem jogadores de muita técnica, de muita categoria, mas a tradição do Flamengo é ter um time de raça, um time de entrega, e eu acho que hoje o título teria que ser dessa forma. Não fizemos um jogo brilhante tecnicamente, foi um jogo difícil, mas a garra que o Flamengo exige, isso a gente tem de sobra", disse Marcelinho.

Pela primeira vez na decisão do NBB, o Paulistano teve como maiores pontuadores os norte-americanos Holloway, com 15 pontos, e Dawkins, responsável por 14 tentos. Além da dupla de estrangeiros, o ala/pivô César também teve boa atuação e deixou a quadra com 12 pontos.

"Só de chegar até aqui nosso grupo já é campeão. Perdemos essa Final, mas paciência. Foi um grande espetáculo, as duas equipes jogaram muito bem, jogando o verdadeiro basquetebol mesmo. Parabéns para eles (Flamengo), mas parabéns para a nossa equipe também", declarou o ala/pivô do Renato Carbonari, do Paulistano.

Oscar Schmidt entrega "seu prêmio" para Shamell

A partir desta temporada, o prêmio de cestinha do NBB passa a se chamar Troféu Oscar Schimdt. E nada melhor do que o próprio "Mão Santa" para entregar a primeira edição do "seu troféu".

Durante a partida que decidiu o campeão da temporada 2013/2014, o ala norte-americano Shamell, do Pinheiros, principal pontuador do campeonato, com média de 20,77 pontos por jogo, recebeu das mãos de Oscar o troféu e foi muito aplaudido na HSBC Arena.